Além do policiamento nos bairros onde atua, uma das vertentes do Programa Ronda no Bairro é o atendimento social, que busca identificar e dar suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, na manhã desta quarta-feira (29), a equipe de Articulação e Mobilização Social foi acionada para atender um idoso de 74 anos, que estava debilitado no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.
A guarnição Bike 02 realizava suas atividades de rotina, quando os agentes de proximidade perceberam que um senhor precisava de ajuda. A equipe psicossocial foi acionada.
O idoso, que é viúvo e natural de Branquinha, mora no Cleto Marques Luz, parte alta de Maceió, e procurava um amigo que iria doar pilhas para seu aparelho auditivo, porém não conseguiu encontrá-lo. Ele apresentava fraqueza no corpo e foi alimentado por uma senhora que passava pela região, enquanto os assistentes sociais e psicólogos do Ronda chegavam para atender o chamado.
HISTÓRICO - Ele se mudou para Maceió há aproximadamente dez anos, após a enchente do Rio Mundaú que destruiu a residência de sua família em Branquinha. O idoso mantém contato com a família que continua residindo no interior, mas sobrevive de doações.
Os assistentes sociais e psicólogos do Ronda no Bairro prestaram atendimento ao senhor até que ele tivesse condições de voltar para casa em segurança. A equipe o encaminhou para a atenção primária do Tabuleiro do Martins, onde ele deve formalizar o pedido pelo material para seu aparelho auditivo. Ele também foi orientado a solicitar benefício social para que não dependa apenas das doações que recebe.