Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

CNI: Projeção do PIB de +1,2% em 2022 considera redução da inflação no 1º semestre

Imagem de destaque da notícia
Cenário base também parte da hipótese de que não haverá um recrudescimento da pandemia que leve a novos fechamentos O gerente executivo de economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sergio Telles, afirmou nesta quarta-feira (15) que a projeção da entidade para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, de alta de 1,2%, considera um cenário de forte redução da inflação ainda no primeiro semestre do próximo ano.

O cenário base também parte da hipótese de que não haverá um recrudescimento da pandemia que leve a novos fechamentos. “O setor de serviços deve continuar se expandindo”, afirmou durante coletiva para detalhar as projeções da entidade para a economia neste e no próximo ano.

Leia mais:

CNI: Eleições dificultam aprovação de reformas, mas continuamos a trabalhar pela tributária em 2022

CNI projeta expansão de 1,2% para a atividade econômica em 2022 e 0,5% para o PIB da indústria

Telles explicou que não são esperadas novas altas nos preços dos combustíveis. A CNI também vê um cenário de alívio nos preços industriais e dos alimentos.

Nesse cenário, a entidade acredita que a alta da taxa básica de juros não será “tão forte” como esperado. A CNI projeta mais dois aumentos da Selic, que deverá chegar a 11,5% e se manter nesse patamar até o final de 2022.

O cenário também considera uma continuidade do aumento da ocupação e uma normalização do fornecimento de matéria-prima e insumos.

Telles destacou que o crescimento de 1,2% não é expressivo, já que significa basicamente voltar ao que era verificado antes da pandemia, mas é significativo “tendo em vista todos os problemas que estamos vivendo”.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis