Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Cresce número de candidatos que aceitam contratação PJ


Levantamento da Revelo, em sua base de 1,5 milhão de candidatos e 25 mil empresas, mostra maior demanda por profissionais seniores para trabalhar como pessoa jurídica - e maior disposição de candidatos em aceitar Um levantamento realizado no fim de 2020 indica que companhias estão abrindo mais vagas no regime com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e candidatos estão mais dispostos a aceitar essa condição de trabalho diante da crise, alto desemprego e de um cenário de incertezas no mercado de trabalho.

O levantamento foi realizado pela plataforma Revelo e analisou contratações e abertura de vagas em sua base que conta com 1,5 milhão de profissionais e cerca de 25 mil empresas ativas - sendo 70% delas PME, 25% com mais de 500 funcionários e 5% consultorias de TI, softwares ou outsourcing. Entre 2019 e 2020, o volume percentual de contratações PJ passou de 22,06% para 31,14%.

No primeiro trimestre de 2020, apenas 7% dos profissionais tinham interesse na contratação por meio da modalidade PJ. O ano fechou, porém, com um aumento de 40% no interesse deles por esse regime. Houve uma maior publicação de vagas PJ pelas organizações, principalmente nas áreas de tecnologia, marketing digital e design. "Esse aumento de PJs começamos a ver em abril. Por conta da pandemia, algumas empresas começaram a demitir em um primeiro momento, depois congelaram vagas e, quando passaram a recontratar passaram a lançar mão mais do regime PJ", disse Patrícia Carvalho, diretora de experiência do candidato e marketing da Revelo.

Segundo a executiva, a demanda por trabalhos por projetos específicos, que foram criados diante dos novos desafios de negócios e digitais no ano passado, também fomentaram o maior interesse da publicação de vagas PJs. Na Revelo, de cada 10 posições fechadas como PJ na pandemia, oito foram para área de tecnologia e duas para áreas mais tradicionais do negócio. Em tecnologia, houve uma demanda grande por "gerente de growth", "desenvolvedor em várias linguagens, principalmente phyton, UX designer e gerente de business inteligence.

"O gerente de BI, por exemplo, é uma profissão que vimos ascender muito ano passado, porque as empresas precisam tomar decisões mais inteligentes com menos gastos. E precisam de uma pessoa que possam qualificar os dados, analisar o cenário externo e enxergar insights e oportunidades rápidas", diz Patrícia, diferenciando aqui o "analista de BI", que geralmente captura dados para insights internos, do gerente, aquele que precisa olhar mais para o contexto global onde a empresa está inserida.

Outro dado que chama atenção no estudo é que a busca por PJs é preferencialmente por profissionais seniores. "Dentre todas as especialidades e carreiras presentes na plataforma, o profissional sênior, com sólida experiência, é o que está sendo procurado pelas empresas, 32,36%. Muitas empresas reduziram o quadro de colaboradores e passaram a necessitar de líderes mais estratégicos para guiar suas equipes", diz Patrícia. Aqui, há dois tipos de profissionais seniores principalmente.

Em tecnologia, é aquele profissional que carrega experiência em vários projetos de sua área e possui competências técnicas sólidas, como o domínio de uma linguagem de programação em desenvolvedores sêniores. "Senioridade nesse caso não está necessariamente ligado a idade. Há profissionais sêniores da área de TI sendo contratados com 27 anos". Nas carreiras mais tradicionais, esse profissional sênior buscado é aquele geralmente com mais de 45 anos, que já gerenciaram times e sabem trabalhar com autonomia para tomada de decisões, segundo a executiva.

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!