Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

OMS espera ter mais detalhes sobre a variante ômicron 'nos próximos dias'

Imagem de destaque da notícia
“Temos uma mistura tóxica de nível muito baixo de vacinação e número baixo de acesso a testes”, disse diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera ter mais detalhes sobre a transmissibilidade da variante ômicron do coronavírus “nos próximos dias”, segundo a epidemiologista Maria Van Kerkhove, que participou de uma entrevista coletiva do órgão nesta quarta-feira (1º), em Genebra, na Suíça. Ela admitiu, no entanto, que há indícios de que a nova variante é mais transmissível que a delta, mas ressaltou que não se sabe se provoca casos mais graves.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que 23 países já notificaram casos da ômicron e avaliou que esse número deve aumentar. “Temos uma mistura tóxica de nível muito baixo de vacinação e número baixo de acesso a testes”, disse.

África do Sul: Tedros agradeceu à África do Sul por informar “rapidamente” sobre a nova variante e disse que “é muito preocupante” que o país esteja sendo penalizado

Denis Farrell/AP

Ele agradeceu à África do Sul por informar “rapidamente” sobre a nova variante e disse que “é muito preocupante” que o país esteja sendo penalizado com restrições de viagem por várias nações.

“As restrições de viagem não vão deter a disseminação da variante”, disse Jaouad Mahjour, diretor-assistente da OMS, quando um repórter solicitou uma “mensagem mais contundente” sobre o assunto. Os técnicos da OMS defendem que os países apliquem “medidas de controle”, como testagem de passageiros.

A entrevista coletiva reuniu boa parte do alto escalão da OMS na luta contra a pandemia de covid-19. No geral, as autoridades trouxeram poucas novidades sobre a variante ômicron, repetindo dúvidas sobre sua transmissibilidade e se causa casos mais grave. Os cientistas se preocuparam em defender a vacinação, pedir medidas de controle e prometer detalhes sobre a nova variante nos próximos dias.

Perguntada se a variante ômicron permitiria a realização do carnaval no Brasil, Maria Van Kerkhove respondeu que aglomerações fazem o vírus circular, citou as diretrizes que a OMS já disponibilizou sobre o assunto, mas evitou orientar diretamente sobre o caso das festas brasileiras.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis