19/01/2022 (82) 98122-3473

Alagoas

Governo 01

Novembro Azul termina com dia dedicado à saúde do homem no PAM Salgadinho

Por Ascom SMS 29/11/2021 às 08:58:24

Os homens atenderam ao chamado do Dia D da campanha Novembro Azul no PAM Salgadinho, na manhã deste sábado (27). A procura pelos serviços direcionados à saúde do homem, surpreendeu positivamente a administração da unidade, que ofertou atendimento urológico, encaminhamento para exames de detecção de câncer de próstata, penispopia, testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites, atendimento psicológico, palestras e práticas integrativas.

João Batista Bezerra chegou cedo e foi o primeiro a ser atendido pelo urologista. Técnico de enfermagem, ele disse que soube do atendimento no próprio local de trabalho e que sempre procura se cuidar.

"Já fiz os exames de rastreamento outras vezes e, sempre que posso, procuro atualizar os cuidados com a saúde. A gente não pode deixar de se cuidar, principalmente quando chega a certa idade. Essas campanhas que ampliam os atendimentos são justamente fundamentais na garantia da saúde de todos", alerta.

Além da programação direcionada à saúde do homem, a unidade funcionou normalmente com os serviços e exames preagendados para o sábado no PAM. Para facilitar o acesso às ações da campanha e melhorar o fluxo de atendimento, profissionais de saúde fizeram escuta, acolhimento e busca ativa nas salas de espera dos outros blocos para ampliar a experiência dos homens que procuraram atendimento no Dia D do Novembro Azul.

A programação também combinou ações do Dezembro Vermelho e exames odontológicos de detecção do câncer de boca, um dos que mais acometem os homens.

Foi o caso do usuário Émerson Samuel Esperidião, que esteve no bloco B para consulta médica e foi convencido a ir ao Bloco F fazer exame estomatológico, que identifica lesões indicativas do câncer bucal.

"Eu soube da campanha do Novembro Azul aqui no PAM. Vim fazer um exame ortopédico e fui abordado por uma estudante de Odontologia do Cesmac [instituição parceira do Novembro Azul do PAM], que me explicou a importância dos exames preventivos, perguntou se eu queria fazer o teste e eu vim. Eu tenho certo receio de dentista, mas sei que é importante cuidar da saúde. As campanhas ajudam os homens a terem mais responsabilidade também", pontua.

Quem examinou Émerson foi a cirurgiã-dentista e estomatologista Sônia Ferreira. Ela informou que o câncer de boca atinge predominantemente homens acima de 40 anos e que o mês de novembro também marca a data de luta para a prevenção da doença.

"Estamos aqui para fazer rastreamento de lesões de boca, principalmente nos homens dessa idade, muitos dos quais bebem, fumam e representam um grupo de pessoas que não buscam os equipamentos de saúde com frequência. Então, embora pontuais, essas campanhas são muito importantes para que a gente possa alertar sobre a doença, que é o quinto mais comum entre os homens e quando é descoberto cedo, há 95% de cura. Se descobre uma lesão com 4cm, as possibilidades de cura caem para 5%, 10%", alerta a cirurgiã.

Outro usuário que circulou entre os diversos blocos do PAM Salgadinho foi o mecânico José Aparecido dos Santos, que esteve no local em busca de consulta com o urologista e do encaminhamento para os exames de rastreamento do câncer de próstata. Ele contou que soube da campanha por meio de familiares que estiveram no PAM para fazer exames e reservou a manhã de sábado para cuidar da saúde.

Aos 51 anos, o usuário informou que foi fazer os exames de rastreamento do câncer de próstata pela primeira vez, elogiou a abertura do PAM aos sábados e a importância de campanhas educativas para o cuidado com a saúde.

"Essas campanhas são excelentes para as pessoas que têm menos tempo para cuidar da saúde e o atendimento aos sábados favorece as pessoas que não têm oportunidade de fazer seus exames e consultas durante a semana. Eu procuro o médico sempre que posso, mas quando tem um atendimento direto, sem marcação, a gente não pode perder a oportunidade", comenta José Aparecido, que aproveitou a ida ao PAM para fazer também a consulta odontológica e o teste rápido.

Testes rápidos

Um dos serviços mais procurados no dia a dia do PAM Salgadinho são os testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C. Esses exames são feitos por demanda espontânea, bastando, para isso, ser maior de idade e apresentar o documento de identificação com foto.

"O Dia hoje é dedicado ao Novembro Azul e, aproveitando o atendimento voltado à saúde do homem, a gente reforça as ações do Dezembro Vermelho, que trata sobre a importância de o homem vir fazer os teste rápidos – HIV, sífilis e hepatites B e C. Estamos unindo forças aos serviços que já são ofertados no dia de hoje para auxiliar o homem no cuidado com as Infecções sexualmente transmissíveis (IST)", explica a gerente de Prevenção e Controle das ISTs, Géssyca Melo.

Comunicar erro
Comentários