Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Inquéritos policiais cheios de erros e falhas, militares acuados, depressivos e uma tropa que teme cumprir suas obrigações

Imagem de destaque da notícia

São inúmeros os casos de militares, independentes da graduação, que são vítimas – primeiro – de acusações de crimes, seguido do julgamento popular sem o direito da defesa, encerrando com a descrença da população com o homem que abraçou salvar a sociedade do crime.

E são por esses sucessivos casos que um grupo de oficiais iniciou um estudo com a finalidade de mostrar as autoridades alagoanas como a tropa vem enfrentando a fragilidade jurídica, que tem culminado com policiais doentes, se isolando da própria família e se afastando do trabalho.

O grupo é formado pelo ex-comandante do Comando de Polícia da Capital (CPC), coronel da reserva Adilson Bispo, que já recebeu das mãos do presidente da república o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, honraria concebida pelo Conselho de Defesa Social da Pessoa Humana, órgão ligado à Presidência da República; pelo tenente-coronel Rocha Lima, ex-comandante do 1º e 8º BPMs e BPE e o coronel da reserva Marcos Brito, ex-comandante do CPC e do Comando de Policiamento do Interior (CPI), .

Neste primeiro momento os oficiais detectaram um fato curioso. A maioria dos militares constrangidos pelas acusações são justamente policiais com o perfil operacional, que tem sofrido com decretação de prisões desnecessárias e que mais à frente conseguem provar a inocência, mas, na grande maioria dos casos se torna tarde demais diante do "estrago" na vida do servidor da segurança pública.

A esdrúxula situação ou, fenômeno negativo, tem levado PMs operacionais recuarem na hora do combate, preservando assim o seu emprego e evitando até perder sua liberdade, perdendo a sociedade, visto que o policiamento preventivo repressivo fica prejudicado na sua essência.

O estudo, em seu final, irá sugerir a criação de uma comissão de oficiais superiores da Polícia Militar para assim provocar a Corregedoria da corporação a produzir mecanismos para fortalecer a atividade policial e onde qualquer pessoa do povo ao denunciar um PM e não provar tal denúncia seja responsabilizado pelo crime de denunciação caluniosa.

Conhecedores profundo da história da Policia Militar, os coronéis da reserva Adilson Bispo, que é advogado e Marcos Brito analisam a possibilidade de junto com o tenente-coronel Rocha Lima criarem uma estrutura jurídica para defender os direitos dos policiais alagoanos, sendo essa uma das formas de se evitar que novos inocentes sejam expostos a sociedade e julgados no lugar dos verdadeiros bandidos.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis