Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Gerência-geral de medicamentos da Anvisa recomenda aprovação do uso emergencial da Coronavac

Imagem de destaque da notícia
Indicação se deve ao quadro geral da pandemia, ao aumento do número de casos e à ausência de alternativas terapêuticas A gerência-geral de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda a aprovação emergencial da Coronavac, disse há pouco o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da autarquia, Gustavo Mendes. A recomendação foi feita em função do quadro geral da pandemia, do aumento do número de casos e da ausência de alternativas terapêuticas, segundo ele.

Mendes também recomendou, no entanto, "o monitoramento das incertezas e reavaliação periódica da vacina". A Anvisa realizará no dia 25 de janeiro, inclusive, uma inspeção de boas práticas clínicas para esclarecer dúvidas sobre a Coronavac, de acordo com ele.

O gerente-geral destacou que há incertezas, por exemplo, a respeito da duração da proteção da vacina. Além disso, afirmou que os "dados são insuficientes para estabelecer conclusão ou para mostrar uma tendência de eficácia contra as formas moderadas e graves da doença".

Imunogenicidade da Coronavac

O Instituto Butantan e a Sinovac não apresentaram resultados de imunogenicidade da Coronavac, afirmou Gustavo Mendes. A imunogenecidade nada mais é do que a capacidade que uma vacina tem de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos.

O impasse envolvendo o tema já havia sido publicado pelo Valor na madrugada deste domingo. "Não foram apresentados os resultados da avaliação de imunogenicidade ao longo do tempo para esse estudo, de acordo com o que era esperado e definido no protocolo aprovado para esse estudo clínico", diz a apresentação de Mendes.

"O único resultado apresentado não foi considerado adequado para avalição e conclusão da imunogenicidade."

O corpo técnico da Anvisa iniciou por volta das 10h de hoje a reunião que vai decidir sobre os pedidos de uso emergencial de vacinas contra a covid-19 apresentados pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Eficácia geral

A eficácia geral da Coronavac é de 50,39%, afirmou há pouco na reunião o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes. O número está praticamente em linha com a eficácia de 50,38% divulgada pelo Instituto Butantan.

A diferença de 0,01 ponto percentual entre as medidas de eficácia da Coronavac divulgadas pela Anvisa e pelo Instituto Butantan é insignificante na prática. Foi o que afirmou Leonardo Fábio Filho, da estatística da autarquia, destacando que a diferença tem a ver com o arredondamento do número.

Na abertura da reunião, o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, destacou a importância da vacina, mas também chamou a atenção para a “mudança de comportamento social” necessária para combater a pandemia. No início da crise sanitária, no entanto, ele esteve ao lado do presidente Jair Bolsonaro na frente do Palácio do Planalto para acompanhar protestos a favor do governo.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis