As eleições de 2022 podem contar com novidades, isso porque os empresários da parte alta de Maceió estão cansados da falta de segurança na cidade e apresentam o mesmo desejo de uma grande parcela da população nesse momento.
Esse desejo é o de buscar nomes que possam melhorar essa situação. Tenente-coronel Rocha Lima para deputado estadual e coronel Do Valle para deputado federal, assim como o sargento da reserva Aldair e o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, para deputado federal, são os mais comentados.
Outros pontos que estão incomodando esses empresários de pequeno e médio porte, além da falta de segurança que os faz investir em câmeras e seguranças particulares, é a crise gerada pela pandemia, a alta inflação e o policiamento fragilizado em locais como o Jardim Royal e o Eustáquio Gomes.
Observa-se que os empresários querem homens com ideias e experiências voltadas para a área da segurança. Apesar do empenho do secretário Alfredo Gaspar de Mendonça, o código penal é caduco e pessoas que tenham proximidade com o combate à criminalidade podem proteger e fortalecer as forças públicas com mais facilidade.
A alta aceitação desses nomes também é comprovada através de pesquisas feitas por lideranças da parte alta.
O Emergência 190 entrou em contato com as autoridades que foram citadas na matéria, mas só obteve resposta do tenente-coronel Rocha Lima. Ele afirmou que a vontade do povo é louvável, mas precisa analisar e estudar melhor o desafio.