Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Relatório final da CPI da Covid chega às mãos do presidente do Senado

Imagem de destaque da notícia
Membros da CPI da Covid entregaram no início da noite desta quarta-feira (27) o relatório final da comissão de inquérito ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O ato simbólico ocorreu durante a sessão do plenário. Pacheco agradeceu a entrega e enfatizou a "autonomia" dada aos integrantes do colegiado para a condução das investigações durante os últimos seis meses.

Rodrigo Pacheco: integrantes do colegiado articulam a votação no Senado do Projeto de Resolução que cria Frente Parlamentar Observatório da Pandemia

Pedro França/Agência Senado

Antes disso, o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), voltou a pressionar o procurador-geral da República, Augusto Aras. Aziz disse esperar que Aras "tenha compromisso com a nação" e "não engavete" as 600 mil vidas perdidas durante a pandemia no Brasil.

"Esperamos, como disse ao Dr. Aras, que ele tenha compromisso com a nação: 600 mil vidas não podem ser engavetadas. Qualquer que seja o argumento [sobre o relatório], nós estaremos discutindo publicamente. Os documentos sigilosos são comprometedores e serão disponibilizados para que [os órgãos] possam continuar a investigação. A justiça tem que ser feita aos brasileiros que perderam a vida", afirmou.

Aziz também fez um afago ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que se filiou ao partido dele nesta quarta. "Quero registrar aqui o apoio que foi dado pelo presidente Rodrigo Pacheco. Tudo aquilo que a CPI necessitou de auxílio, imediatamente ele [Rodrigo] deferiu. Em momento algum houve qualquer tipo de interferência. Em momento algum, ele chamou para dizer isso ou aquilo. Essa independência nos proporcionou a aprovação do relatório", complementou.

Além disso, integrantes do colegiado articulam a votação no Senado do Projeto de Resolução que cria a Frente Parlamentar Observatório da Pandemia. A ideia é manter a mobilização e acompanhar os desdobramentos jurídicos, legislativos e sociais das investigações feitas pela comissão, que resultou no pedido de indiciamento de 78 pessoas e duas empresas.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis