09/12/2021 (82) 98122-3473

Alagoas

Alagoas 1

Fiscalização por videomonitoramento será implantada na Feirinha do Tabuleiro

Por Assessoria 18/10/2021 às 14:04:56

Micael Oliveira

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) segue com o projeto de ordenamento no fluxo viário da Feirinha do Tabuleiro, na parte alta da capital. Após dois meses das primeiras modificações, será iniciada, nesta terça-feira (19), a fiscalização com câmeras de videomonitoramento no local. O intuito é observar, diariamente, o comportamento do trânsito, garantindo que as melhorias já realizadas pela Prefeitura de Maceió sejam mantidas.

Os equipamentos foram instalados na semana passada e estão em fase educativa de adaptação dos condutores que transitam na região. Eles foram instalados em dois pontos da Avenida Maceió, na área central da Feirinha e próximo à Escola Municipal Pedro Suruagy. As imagens serão disponibilizadas às equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) para auxiliar no patrulhamento da região.

Fernando Eugênio é feirante e acredita que o videomonitoramento vai ajudar a manter o fluxo organizado. "A movimentação de pessoas e de carros agora está bem melhor. Era muito complicado por aqui e os clientes não tinham onde estacionar. Agora, temos um horário definido. Acredito que a implantação desse videomonitoramento vem para somar e manter o fluxo ordenado, não permitindo que volte a ser o que era antes", ponderou.

"As mudanças que ocorreram aqui são muito importantes, pois a população já vinha pleiteando melhorias há anos. A Feirinha estava intransitável. Aos sábados e domingos ninguém conseguia passar por aqui, desde os carros até as pessoas", relembrou o administrador do mercado da Feirinha, Aldo Avelino. "Hoje, finalmente, temos sinalização e orientações sobre os sentidos das vias. Foi um verdadeiro presente que recebemos", completou.

Os dispositivos também atuam diretamente na fiscalização, coibindo os veículos de transitar na contramão, estacionar em fila dupla ou de maneira irregular. Ele também fortalece as medidas educativas, conscientizando os condutores a cumprirem as sinalizações instaladas no local.

Risonete Ferreira, que também é comerciante na região, recorda dos congestionamentos comuns na região. "Aqui era uma bagunça e as pessoas estacionavam onde queriam. Na pista, a gente quase não tinha espaço, pois os motoristas colocavam seus veículos em qualquer lugar. Com o videomonitoramento, a expectativa é que quem estava errado vai querer melhorar e aqui vai ficar ainda melhor", discorreu.

No local, placas informativas sobre a presença das câmeras foram instaladas, além das que regulamentam cargas e descargas de mercadorias e estacionamentos em horários e trechos específicos. A medida atende uma demanda solicitada pelos comerciantes junto à SMTT na fase de acompanhamento das intervenções.

Uma fiscalização efetiva garante o controle viário. Diante de alguma anormalidade no trânsito, as equipes chegarão ao local com mais agilidade para organizar o fluxo de veículos, ou, em casos de acidentes, para desobstrução das vias e registro de imagens.

"Nosso principal objetivo é garantir a segurança viária das pessoas que trabalham e frequentam o local. As intervenções foram realizadas após ouvir as pessoas que conhecem a Feirinha do Tabuleiro, como determina o prefeito JHC, com base na escuta das demandas dos cidadãos. Acompanhei todas as fases do projeto, desde o planejamento até a implantação, e hoje sei que estamos no caminho certo para melhorar a região ", finalizou o superintendente da SMTT, André Costa.

Comunicar erro
Comentários