Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Ônibus de Maceió começam a fazer viagens com novo sistema de pagamento de passagens

Imagem de destaque da notícia

O sistema de bilhetagem eletrônica em Maceió começou a ser modificado nesta sexta-feira (1) com a tecnologia de recarga instantânea em uma das linhas da capital. O novo aplicativo Vamu Maceió, que substitui o atual Bem Legal, já está em funcionamento em 11 ônibus da linha Salvador Lyra/Iguatemi (602).

Com o sistema, os ônibus passam a ter validadores, conectados à internet, que aceitam pagamento com cartões de crédito e débito e carteiras digitais por aproximação com celulares e smartwatches, além do QR Code, por meio do saldo da carteira do aplicativo.

Nessas e nas outras linhas que não iniciaram a mudança o sistema antigo permanece. É necessário que os usuários façam recargas no cartão de passagem somente com os aplicativos disponíveis, e isso leva de 48 a 72 horas após a recarga para validação dos créditos.

A mudança possibilita que os crédito fiquem disponíveis em até 10 minutos após a recarga. O pagamento também pode ser feito com os aplicativos RecargaPay, Rede Ponto Certo, Qiwi e CittaMobi.

Segundo a prefeitura, um milhão de usuários serão beneficiados com a nova forma de pagamento. As instalações dos dispositivos serão realizadas de forma gradual, por linhas. A previsão é que até o fim do ano todos os ônibus da capital estejam equipados com a tecnologia.

O superintendente comunicou que na próxima semana mais 60 ônibus vão aderir ao novo sistema e, até o final do ano, toda a frota passará a usar o Vamu Maceió.

Como usar

Os usuários do sistema operacional Android e iOS podem baixar o aplicativo. Por ele, é possível visualizar o extrato com todas as informações e as movimentações de uso da carteira digital do Vamu, assim como, futuramente, acessar todos os pontos de recarga espalhados pela capital, para quem optar pelo uso do sistema.

Não é necessário a troca de cartões, já que os validadores vão continuar aceitando os que estão em uso. Os aplicativos RecargaPay, Qiwi, Ponto Certo e CittaMobi, os pontos de vendas, totens de autoatendimento e os pontos físicos de recarga nos terminais também terão seu funcionamento mantido.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis