Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

atriz

Atriz de "Gênesis" revela que foi diagnosticada com doença degenerativa grave

Imagem de destaque da notícia

A atriz Dani Moreno, que esteve no elenco da novela “Gênesis”, da Record, foi diagnosticada com espondilite anquilosante (EA). Nas redes sociais, ela explicou que se trata de uma “doença autoimune degenerativa grave”, sendo um “tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões”. A artista relatou que a doença causa uma dor tão intensa que é popularmente chamada de “dor da morte”. Dani fez um desabafo no Instagram e contou que essa doença a acompanha desde a infância.

“Tenho desprazer em conhecê-la tão intimamente, EA. Você já dava sinais de que estava por aqui desde que eu era muito pequena. Inflamações e infecções diversas e repetidas; dificuldade em me sentir bem com alguns alimentos, especialmente o glúten; cansaço avassalador sem um porquê nem para quê; dores que me travavam o pescoço a ponto de colocar colar cervical aos 7 anos de idade”, escreveu. A doença acompanha a família da atriz há gerações e tanto sua avó quanto sua mãe sofreram com isso. “Ao menos ganhei tempo. Recebi o diagnóstico precocemente e tenho a chance de prevenir sequelas graves que me limitariam numa idade mais avançada. A dor me acorda e ela só passa ao me exercitar. Eu sempre pedi para ter um motivo para acordar cedo e me exercitar, mas acho que desejei meio errado (risos)”, brincou a atriz, que participou das novelas “Salve Jorge”, na Globo, e “Cúmplices de um Resgate”, do SBT.

Como parte do tratamento, Dani vai precisar tomar injeções imunossupressoras. “Elas custam mais de 10 mil cada. Preciso de 2 por mês. E quem vai me salvar? Ele mesmo, o SUS [Sistema Único de Saúde]”, comentou. “Já que você está aqui, EA, eu te tiro para dançar conforme a minha música, porque eu não sou do tipo que se deixa dominar por absolutamente nada. Vou aproveitar sua estadia eterna para trabalhar meu autoconhecimento profundamente, entrar em contato total e absoluto comigo e dominar meu corpo e minha mente. Eu te proíbo de achar que me controla. De repente, meus pais se foram. De repente, acordei com uma doença que não tem cura. De repente, a vida passa e a gente aqui, se dando ao luxo de perder tempo reclamando dela. Eu não sei qual a sua realidade, mas eu te peço para se amar e se cuidar o quanto puder. E amar aos seus também. Todos os dias e sempre”, concluiu a artista.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis