Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Irã planeja aumentar enriquecimento de urânio para até 20%

Imagem de destaque da notícia
Tensões entre o país e os EUA aumentaram nos últimos dias do governo do presidente Donald Trump O Irã disse a inspetores nucleares internacionais que planeja enriquecer urânio em até 20% em suas instalações atômicas subterrâneas de Fordo, ficando a apenas um passo técnico dos níveis adequados para a fabricação de armas, aumentando a pressão sobre o Ocidente em relação ao acordo nuclear.

A agência de notícias estatal iraniana Irna reconheceu a medida depois que a notícia de uma carta enviada à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vazou na sexta-feira. O representante da Rússia na AIEA também reconheceu no Twitter a existência da carta de Teerã, embora a agência não tenha respondido imediatamente a um pedido de comentário.

Ronald Zak / Associated Press

As tensões entre o Irã e os Estados Unidos aumentaram nos últimos dias do governo do presidente Donald Trump, que, em 2018, retirou o país unilateralmente do acordo nuclear com Teerã. Isso gerou uma série crescente de incidentes culminados pela morte de um general iraniano em Bagdá por um drone dos EUA há um ano, um aniversário que cai no domingo e do qual as autoridades americanas temem uma possível retaliação do Irã.

Teerã tomou a decisão depois que o Parlamento aprovou um projeto de lei, posteriormente autorizado por um órgão de supervisão constitucional, que visa aumentar o enriquecimento a fim de pressionar a Europa a diminuir as sanções que o governo iraniano enfrenta.

Mikhail Ulyanov, o representante permanente da Rússia na AIEA em Viena, escreveu no Twitter que Teerã planeja retomar o enriquecimento para 20%, depois que o "Wall Street Journal" deu a notícia.

A Irna posteriormente relatou os comentários de Ulyanov, vinculando a decisão ao projeto de lei do Parlamento que visa retomar um nível mais alto de enriquecimento na instalação de Fordo.

Desde que o negócio foi desfeito, o Irã retomou o enriquecimento em Fordo, perto da cidade sagrada xiita de Qom, cerca de 90 quilômetros a sudoeste de Teerã. Protegido pelas montanhas, Fordo é cercado por armas antiaéreas e outras fortificações.

Até o momento, o Irã está enriquecendo urânio em até 4,5%, violando o limite de 3,67% estabelecido no acordo.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis