Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Geração solar centralizada ultrapassa usinas a carvão em capacidade no Brasil

Imagem de destaque da notícia
Com isso, a geração solar de grande porte passa a ser a sexta maior fonte de energia elétrica do país A energia solar centralizada, gerada em grandes usinas, ultrapassou as usinas térmicas a carvão capacidade instalada no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

A capacidade de geração solar fotovoltaica centralizada conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) soma 3,8 gigawatts (GW), ante 3,6 GW das usinas a carvão. Com isso, a geração solar de grande porte passa a ser a sexta maior fonte de energia elétrica do país.

Segundo a Absolar, desde 2012 a geração solar centralizada recebeu R$ 20,5 bilhões em investimentos no país e gerou mais de 114 mil empregos, além de ter levado a uma arrecadação de R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos. A fonte está presente nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, afirma o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia.

Ao todo, incluindo a geração distribuída, modalidade na qual os consumidores geram sua própria energia, o Brasil tem 10,4 GW de capacidade instalada de energia solar. De acordo com a Absolar, o volume equivale a mais de 70% da potência da usina hidrelétrica de Itaipu.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis