Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

acidentes de trânsito

Proprietários de veículos não terão despesas obrigatórias com DPVAT em 2021

Imagem de destaque da notícia

Proprietários de veículos não terão de pagar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores – DPVAT a partir de 2021, conforme decisão publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 30. A resolução oficializa decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), após reunião extraordinária no dia anterior. Além do prêmio zero para o DPVAT para o próximo ano, foi autorizada a contratação de novo operador pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) em caráter emergencial e temporário. Em comunicado, a Susep esclareceu que está “envidando os melhores esforços para viabilizar a contratação de pessoa jurídica, já na primeira semana de janeiro de 2021, com capacidade técnica e operacional para assumir o DPVAT, garantindo as indenizações previstas em lei para a população brasileira”.

A dissolução do tributo em 2021 já havia sido aprovada no fim de novembro em Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio do Seguro DPVAT. Alguns dias antes, a Susep havia notificado a Seguradora Líder para que, no prazo de 30 dias, recolhesse ao caixa dos recursos do seguro a quantia de quase R$ 2,26 bilhões, referente a 2.119 despesas consideradas irregulares, que foram executadas com recursos públicos do seguro entre os anos de 2008 e 2020. Conforme a resolução publicada nesta quarta, a “Seguradora Líder do Consórcio do Seguro DPVAT S.A. será a responsável pela gestão e operacionalização do seguro DPVAT referentes, exclusivamente, aos sinistros ocorridos até 31 de dezembro de 2020”.

Ainda segundo a Susep, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não, criado pela Lei n° 6.194/74, alterada pela Lei 8.441/92, 11.482/07 e 11.945/09, tem a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis