Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Governador de Nova York renuncia em meio a escândalo de assédio sexual

Imagem de destaque da notícia
Andrew Cuomo declarou que, após um período de 14 dias, entregará o cargo à vice-governadora O governador de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, anunciou nesta terça-feira que deixará o cargo em meio a acusações de assédio sexual e conduta sexual imprópria feitas por 11 mulheres. Ele declarou que, após um período de transição de 14 dias, entregará o governo do Estado à vice-governadora, Kathy Hochul.

A renúncia de Cuomo já havia sido pedida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e outras importantes figuras do Partido Democrata, como a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.

O governador de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, durante pronunciamento

Governo de Nova York/AP

Em entrevista coletiva no último dia 4, a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, disse que “depoimentos e evidências revelaram um quadro profundamente perturbador, mas claro: o governador Cuomo “assediou sexualmente atuais e ex-funcionárias estaduais, violando leis federais e estaduais”.

Em um primeiro momento, o democrata disse lamentar que seu comportamento tenha sido “mal interpretado como um flerte indesejado”. Nos últimos meses, porém, ele havia adotado uma postura mais combativa, dizendo que não fez nada de errado e questionando as motivações das acusadoras e de críticos.

Ex-procurador-geral de Nova York, Cuomo assumiu o cargo de governador em janeiro de 2011 e foi reeleito por duas vezes, em 2014 e 2018. No ano passado, foi elogiado pelo combate à pandemia de covid-19.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis