Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

Campanha Julho Laranja alerta para a importância de cuidados ortodônticos precoces

Especialista Aliúcha Padilha afirma que cuidados precoces são essenciais para desenvolvimento saudável

Imagem de destaque da notícia

Ao longo deste mês foi lançada a campanha "julho Laranja", que tem a finalidade de sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância do atendimento ortodôntico precoce em crianças. Muitos problemas ósseos e dentários são causados na infância por hábitos (chupar dedo, chupeta), má posição da língua, alimentação e mastigação erradas, má postura, problemas na fala, respiração quando feita pela boca e não pelo nariz entre outros.

O mês de julho foi escolhido para a campanha porque é o período em que as crianças estão em férias escolares. Não há feriados e confraternizações, os pais e responsáveis estão menos atarefados e os lugares propícios para a divulgação da campanha estão repletos de crianças e familiares. De acordo com a ortodontista Aliúcha Padilha, a prevenção precoce é melhor maneira. Os pais devem ser orientados para prevenir possíveis danos ou minimizar danos já instalados.

"Quando recebo os papais e mamães percebo a falta de informação em relação a isso, onde a maioria já vem com o conceito de que só deve procurar um ortodontista após o nascimento de todos os dentes permanentes. Eu não culpo os pais por isso pois essa era a informação passada por vários ortodontistas há um certo tempo atrás. Mas nunca é tarde para cuidarmos da maneira certa de quem amamos", relatou.

A especialista Aliúcha Padilha explica ainda que existe uma especialidade da odontologia que se chama Ortopedia Funcional dos Maxilares, que trata justamente desses desequilíbrios ósseos, musculares e posturais através de alguns procedimentos feitos pelo ortodontista ou do uso de aparelhos ortopédicos removíveis. Em muitos casos também é preciso a atuação de outros profissionais, como o fonoaudiólogo e o otorrino.

"Os problemas mais comuns causados por esse desequilíbrio são a mordida aberta, mordida cruzada, falta de fechamento do lábio, desarmonia no crescimento dos ossos da face (maxila muito para frente ou para trás, queixo para frente ou para trás) ", contou.

A ortodontista afirma que o diagnóstico precoce, permite uma abordagem preventiva ao desenvolvimento da oclusão. Assim garantindo mais saúde bucal para as crianças, como é a pauta do julho Laranja.

"Diante de tudo isso, enfatizo a importância dessa campanha para que as nossas crianças e pais sejam orientados desde cedo, a partir mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos, principalmente em relação aos maus hábitos e a respiração. Mas se a sua criança já tiver passado dessa fase, não tem problema, levem o mais cedo possível, principalmente na fase de início da troca dos dentes permanentes, aos 5 anos de idade. Assim, podemos evitar cirurgias ortognáticas no futuro! ", finalizou Aliúcha.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis