Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Nova parceria quer ampliar conhecimento sobre setor de seguros

Imagem de destaque da notícia
Puc-Rio e ENS querem atingir 10 mil alunos, incluindo público geral, com cursos, workshops e pesquisa acadêmica que analisa o impacto da digitalização e open insurance Sala do Futuro, da ENS, também poderá realizar cursos oferecidos pela escola com a PUC-Rio

Divulgação

O impacto da digitalização no setor de seguros, as mudanças de comportamentos ocasionadas pela pandemia e a expectativa do início do "open insurance" [sistema de compartilhamento de dados da indústria de seguros] no Brasil, motivaram uma parceria da PUC-Rio com a Escola de Negócios e Seguros (ENS).

As instituições de ensino irão produzir cursos, workshops e formar grupos de pesquisa acadêmica sobre o setor. O objetivo é atingir 10 mil alunos no país -— sendo um público mais geral, de consumidores a consultores, ao mesmo tempo que querem debater novas competências que profissionais do setor precisam desenvolver.

Empresas e previdência são nova fronteiras da plataformas

“Queremos trazer as discussões do momento do setor, que vão desde a LGPD e compartilhamento de dados, mudança na distribuição e vendas até como o "open insurance" vai transformar o setor, mudando interfaces, criando novas soluções e o próprio olhar das pessoas para uma proteção financeira mais ampla”, diz Rafael Nasser, coordenador executivo e professor do IAPUC (Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais, da PUC-Rio). Há pelo menos cinco anos, quando criou um programa de inovação em seguros com o IRB Brasil, o IAPUC vê a demanda por esses novos conhecimentos crescer, afirma Luiz Roberto Cunha, presidente do IAPUC.

Do lado da ENS, a parceria é importante porque a escola acredita que os profissionais de seguros precisam ter acesso a conhecimentos mais amplos, inclusive de outros setores, para melhor definir riscos e encontrar oportunidades de novas soluções. Uma área específica da ENS será criada dentro da plataforma de educação da PUC-Rio, a ECOA, e que já reúne conhecimentos produzidos por vários departamentos da instituição. Ali, serão compartilhados 450 programas hoje oferecidos pela ENS — totalizando até 5 mil horas de vídeos. A PUC-Rio também poderá utilizar a Sala do Futuro, espaço físico, aberto pela ENS em 2020 em São Paulo, e que abriga telas em alta resolução para receber 40 alunos remotos e até 30 presenciais.

No aspecto acadêmico, a parceria quer unir professores e alunos de ambas as instituições para mapear mudanças de comportamentos e de tecnologia que estão influenciando a forma como as pessoas veem e consomem seguros, diz Tarcísio Godoy, diretor geral da ENS. “Por conta da pandemia, os comportamentos se alteraram. Saindo menos e com as vias mais congestionadas, muita gente, por exemplo, passou a repensar o seguro de automóvel ao mesmo tempo que muitas olharam pela primeira vez para um seguro de vida”.

Ideias de funcionários ajudam companhias a promover inovação

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis