Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Economia dos EUA se fortaleceu ainda mais entre maio e julho, diz Livro Bege do Fed

Imagem de destaque da notícia
O Livro Bege, publicação do Federal Reserve (Fed) que compila as condições econômicas atuais nos 12 distritos do banco central americano, afirmou que a economia dos Estados Unidos se fortaleceu ainda mais do fim de maio ao início de julho, apresentando um crescimento moderado a robusto.

Segundo o documento, os setores que relataram crescimento acima da média incluem transporte, viagens e turismo, manufatura e serviços não financeiros. Os mercados de energia tiveram ligeira melhora e a agricultura teve resultados mistos.

Apesar da melhora nas condições econômicas, a publicação também apontou que "as interrupções do lado da oferta tornaram-se mais generalizadas, incluindo escassez de materiais e mão-de-obra, atrasos nas entregas e baixos estoques de muitos bens de consumo".

Sobre o mercado de trabalho, o Livro Bege aponta que três quartos dos distritos do Federal Reserve relataram ganhos de emprego leves ou modestos e o restante relatou aumentos moderados ou fortes no emprego. "A demanda de trabalho saudável era ampla, mas era vista como a mais forte para os cargos de baixa qualificação", aponta a publicação.

Os salários, de acordo com o documento, aumentaram em um ritmo moderado, em média, e os trabalhadores de baixa remuneração desfrutaram de aumentos salariais acima da média.

"A escassez de mão-de-obra foi frequentemente citada como a razão pela qual as empresas não conseguiam pessoal nos níveis desejados, com empresas em três distritos atrasando a expansão ou reduzindo os serviços devido à falta de pessoal". Segundo o Livro Bege, empresas em vários distritos esperavam que a dificuldade em encontrar trabalhadores se estendesse até o início do outono do Hemisfério Norte.

A publicação aponta ainda que os preços aumentaram a um ritmo acima da média, uma vez que sete distritos reportaram forte crescimento dos preços e o resto registou ganhos moderados.

"As pressões sobre os preços foram generalizadas e tornaram-se mais agudas no setor de hospitalidade, à medida que a reabertura de hotéis e restaurantes enfrentou suprimentos limitados de materiais e trabalhadores. Os custos de construção permaneceram altos, mas os preços da madeira diminuíram um pouco", diz o Livro Bege.

"O poder de precificação foi misto, já que alguns contatos relataram que a alta demanda dos usuários lhes permitiu aumentar seus preços e outros disseram que as pressões sobre os preços dos insumos reduziram suas margens de lucro. Embora alguns contatos considerem que as pressões de preços são transitórias, a maioria espera aumentos adicionais nos custos de insumos e nos preços de venda nos próximos meses", diz o documento.

14/07/2021 15:30:34

Daniel Acker/Bloomberg

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis