Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde e Técnologia

Morre um dos criadores do desafio do balde de gelo

Imagem de destaque da notícia
Pat Quinn tinha 37 anos e foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica em 2013. Brincadeira que viralizou ajudou a levantar mais de US$ 200 milhões para pesquisas no combate à doença. Pat Quinn, co-fundador do desafio do balde de gelo, em foto de 2019. Ele morreu neste domingo, 22 de novembro

Scott Kauffman/The ALS Association via AP

Um dos criadores do desafio do balde de gelo, Pat Quinn, morreu no domingo (22) aos 37 anos. Ele ajudou a idealizar a brincadeira que viralizou para arrecadar fundos para a pesquisa sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e conscientizar as pessoas sobre a doença.

Quinn recebeu o diagnóstico de ELA em 2013, um mês antes de completar 30 anos. Segundo a associação nos Estados Unidos que divulgou o desafio, ele lutou contra a doença "com muita positividade e coragem, e inspirou a todos à sua volta".

A associação ALS, que comunicou a morte de Quinn, não divulgou o local do falecimento do ativista. Ele vivia em Yonkers, cidade no estado americano de Nova York.

Em 2014, Quinn e outro fundador da associação, Pete Frates, ajudaram a popularizar o desafio do balde de gelo. Juntos, conseguiram arrecadar US$ 200 mil para custear pesquisas para o combate e o tratamento à ELA. Frates morreu em dezembro do ano passado, após anos de luta contra a doença.

A ELA é uma doença que afeta os neurônios motores, responsáveis pelo controle da musculatura que acompanha os ossos. Não existe hoje em dia uma cura para esta doença.

Saiba como o desafio do balde de gelo começou e se espalhou

O desafio do balde fez muito sucesso nas redes sociais, com milhares de pessoas participando, incluindo muitas celebridades. De Oprah Winfrey a Jeff Bezos, passando por LeBron James, Bill Gates, Steven Spielberg e Mark Zuckerberg, todos publicaram vídeos do desafio.

A brincadeira consistia em derrubar um balde de gelo sobre o corpo e chamar outras pessoas para fazer o mesmo desafio. Assim, o jogo logo viralizou nas redes sociais.

Esclerose Lateral Amiotrófica

Infografia: Karina Almeida/G1

VÍDEOS: Os mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Fonte: G1 Saúde

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis