Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Polícia

Banda de Música da PM completa 170 anos

Imagem de destaque da notícia

Fundada no dia 02 de junho de 1851, a Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas completou hoje 170 anos de existência, levando muita música e alegria ao povo alagoano. Para comemorar esse marco, a banda fez uma apresentação ao vivo nas redes sociais da corporação e recebeu uma homenagem surpresa da Banda de Música do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro (BIMtz).

O comandante-geral da Policia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Wellington Bittencourt, esteve presente na solenidade onde parabenizou e reforçou a importância da banda de música para a corporação.

"A música tem o poder de traduzir as nossas emoções e é por isso que eu digo que não há vida sem música. A banda tem o poder de promover o bem estar do povo e trazer conforto e a alegria para a sociedade", destacou o coronel Bittencourt.

Além da presença do comandante-geral, o evento contou com a presença do regente do Centro Musical da PMAL, capitão Carlos, do regente da banda do 59º BiMtz, 1º tenente Fidelis, além dos capelães da PMAL, capitão Epitáfio e 1º tenente Irland, e da presidente do fã clube da Banda da PMAL, Rosangela Soares.

Histórico

A banda como hoje é conhecida, data do século XIX. Foi criada em 1851 por meio da Lei nº 145 de 02 de junho, no organograma da então Milícia Provincial. A banda esteve presente em episódios como a recepção ao Imperador Dom Pedro II em sua visita a Penedo em 1859. Em 1865, a banda desfilou pelas ruas de Maceió prestando homenagem aos Voluntários da Pátria que embarcaram com destino à Guerra do Paraguai. O ano de 1936 foi marcante pelo nascimento do Bloco Vulcão.

O ano de 1999 marca o início dos concertos populares intitulados "Vem Ver a Banda Tocar": o programa leva apresentações musicais que acontecem em todos os domingos no Espaço Gerusa Malta, na Rua Fechada e atrai grande público a cada edição. Em 2012, a banda foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial de Alagoas.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis