Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

esportes

Seletiva define últimos integrantes da natação paralímpica em Tóquio

Imagem de destaque da notícia

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Comitê Paralímpico Brasileiro (@ocpboficial)

A natação brasileira tem direito a 35 vagas em Tóquio, sendo 21 no masculino e 14 no feminino. Quatro já estão preenchidas pelos campeões mundiais de 2019: Edênia Garcia (classe S3), Daniel Dias (S5), Wendell Belarmino (S11) e Carol Santiago (S12). Os 58 nadadores que participam da seletiva brigam pelos demais 31 lugares (19 entre os homens, 12 entre as mulheres) nas disputas que compõem o programa do evento, com limite de três classificados por prova: 50 metros, 100 metros, 200 metros e 400 metros livre, 50 metros e 100 metros costas, 50 metros e 100 metros borboleta, 50 metros e 100 metros peito, 150 metros e 200 metros medley.

Segundo o CPB, os nadadores têm de obedecer a protocolos sanitários rigorosos e só podem competir se testarem negativo para o novo coronavírus (covid-19). “A seletiva é única, devido à pandemia. Optamos no fim de 2020 em colocar essa etapa o mais tarde possível, esperando uma restrição menor. Vamos dar prioridade [na convocação] número 1 a quem atingir o índice [na seletiva]. Número 2 à composição das equipes de revezamento. E número 3 ao ranking mundial”, explicou o técnico da seleção, Leonardo Tomazello, à Agência Brasil.

“Se um atleta testar positivo antes da seletiva e não puder participar, a colocação no ranking [mundial] será [um critério] justamente para, entre aspas, proteger aqueles mais bem ranqueados. A não ser que, obedecendo aos dois critérios anteriores, não sobrem vagas”, emendou o treinador.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Comitê Paralímpico Brasileiro (@ocpboficial)

Terminada a seletiva paralímpica da natação, já começa a de atletismo, de sábado até o próximo dia 19. Na primeira semana de disputas, participam atletas velocistas e cadeirantes. Na seguinte, a briga por vaga reúne saltadores e fundistas. Os 13 campeões mundiais da modalidade em 2019 já têm lugar assegurado nos Jogos de Tóquio.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis