22/09/2021 (82) 98122-3473

Educação

Primeiro período remoto obrigatório da Ufal encerra no dia 5 de junho

Por Assessoria 31/05/2021 às 16:08:11

Balanço positivo para o semestre letivo 2020.1 na Ufal. A avaliação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) para o período regular que encerra no próximo dia 5 de junho é que os esforços de alunos e professores valeram a pena para seguir com o calendário acadêmico.

"A nossa análise preliminar é que as coisas estão funcionando bem, na medida do possível. Tem dificuldades variadas, de conexão, de aluno, de professor, sobrecarga porque é um período curto, mas o saldo eu não tenho dúvidas de que é extremamente positivo", ressaltou o pró-reitor Amauri Barros.

Na reta final do semestre, a Prograd, por meio da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), está preparando os questionários de avaliação para a comunidade acadêmica responder.

"Estamos concluindo três questionários que deverão ser aplicados a partir da próxima semana, no qual os estudantes, técnicos e professores vão avaliar esse período. São muito semelhantes àqueles do PLE [Período Letivo Excepcional], para guardar as informações e comparar a evolução", adiantou Amauri.

Para realizar o primeiro período remoto obrigatório da Ufal, os gestores se prepararam com a urgência que a situação exigiu. "Foram ofertadas muitas formações, os professores se qualificaram pra isso e começaram a se adaptar a esta nova realidade. Os alunos também estão tocando a vida, muitos concluindo os cursos, os TCCs, ingressando em programas de pós-graduação e mercado de trabalho", destacou, sobre a Universidade ter conseguido superar muitos desafios para ofertar as disciplinas na modalidade a distância.

Calendário

Após um recesso de duas semanas, o período letivo 2020.2 começa no dia 22 de junho. Antes disso, os alunos precisam ficar atentos ao calendário, que vai abrir para matrícula do fluxo padrão do dia 14 a 16. Já os alunos de fluxo individual devem se matricular no período de 17 a 19 de junho.

O prazo para ajustes de matrícula com as coordenações dos cursos vai de 22 a 26, na primeira semana de aulas. Seguindo a Resolução 09/2021 do Consuni, o próximo período letivo da Ufal será nos mesmos moldes: essencialmente de forma remota.

"A eventual oferta de algumas práticas e atividades presenciais está condicionada à aprovação de Colegiado do Curso, Conselho da Unidade e demais instâncias superiores, além de precisar ter protocolo de segurança", reforçou Amauri Barros, adiantando: "A deia é manter tudo como está e ir evoluindo gradativamente".

O internato e alguns estágios da área de saúde já foram autorizados a funcionar de forma presencial desde o semestre vigente. Diversas atividades práticas também conseguiram permissão junto às instâncias superiores para funcionar. Todas as unidades acadêmicas que recebem alunos presencialmente, a exemplo de locais como laboratórios no Campus A.C. Simões, apresentaram um protocolo de biossegurança para seguir.

Comunicar erro
Comentários