Dois fenômenos naturais acontecerão na noite desta quarta-feira, 26: um eclipse lunar total e uma Superlua, a maior de 2021. Os eclipses acontecem quando o Sol e a Lua estão em lados opostos da Terra, o que impede que a luz da estrela chegue até o satélite do planeta. Além disso, a atmosfera filtra a luz e deixa a Lua com um toque avermelhado, que faz com que o fenômeno seja chamado de “Lua de Sangue”. A fase total durará cerca de 15 minutos, sendo que os melhores locais para visualização estão na Austrália, na Nova Zelândia e em ilhas do Oceano Pacífico. No Brasil, entretanto, será possível ver apenas a fase parcial por volta das 6h45 do horário de Brasília. Já a Superlua aconteceu quando luas novas e cheias estão no ponto da órbita mais próximo da Terra, o que faz com que o satélite pareça maior e mais brilhante. O fenômeno será visível em todo o planeta e será o segundo deste ano, sendo que a primeira Superlua aconteceu em 26 de abril.
Okay, @NASASun and @NASAMoon, you know we hate to jump into the middle of things, but that"s exactly what we"re going to do!
Wednesday starting at 5:45 am ET/2:45 am PT, Earth will be in between the Sun and Moon, creating a total lunar #eclipse. https://t.co/G8S3dSFBvd pic.twitter.com/klvYAh5ERj— NASA Earth (@NASAEarth) May 25, 2021
Jovem Pan