Com a chegada da pandemia, a fome passou a fazer parte da vida de muitos brasileiros. Em Alagoas, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 282 mil pessoas vivem em situação de insegurança alimentar grave. Os dados mostram que pelo menos 8,5% da população alagoana não se alimenta adequadamente, com qualidade e em quantidade suficiente.
Diante deste cenário de fome que só se agrava, iniciativas como o Mesa Brasil Sesc fazem muita diferença na vida de quem mais precisa. No mês de abril, o volume de doações nos bancos de alimentos do programa superou a marca dos 124 mil quilos de alimentos arrecadados. Neste período, as doações foram destinadas a 168 instituições sociais de Alagoas e distribuídas para milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na capital e no interior do estado.
A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) foi uma das 168 instituições sociais beneficiadas. Desde 2009, a instituição recebe doações de frutas, legumes, raízes, biscoitos, polpas, iogurtes e outros produtos por meio do Mesa Brasil Sesc. De acordo com a supervisora operacional da Apala, Simone Lopes, os alimentos fazem parte das principais refeições oferecidas aos assistidos, acompanhantes e funcionários.
"A Apala é uma instituição filantrópica, sem ajuda governamental, que se mantém exclusivamente por meio de doações e da sensibilidade de pessoas e empresas que abraçam a nossa causa. Nos últimos meses, diante do cenário atual que estamos vivendo devido à pandemia, as doações tiveram uma queda significativa, mas o Mesa Brasil conseguiu se manter firme nas doações, que geralmente são quinzenais, se tornando assim uma parceria essencial", afirma Simone.
A Apala atua desde 1993 com o propósito de prestar assistência a crianças e adolescentes com leucemia. Em 1996, a instituição filantrópica ampliou a sua atuação e passou a assistir crianças e adolescentes com todos os tipos de câncer e adultos com leucemia que necessitam de apoio.
O espaço funciona como uma "casa de apoio" no qual pacientes e acompanhantes recebem refeições diárias, acompanhamento social e psicológico, assistência odontológica, cestas básicas, auxílio na compra de medicamentos e locomoção para a realização de tratamento e exames.
"A FOME É REAL: Seja um doador do Mesa Brasil"
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que tem por objetivo reduzir a fome e o desperdício de alimentos. Em Alagoas, o programa conta com a colaboração de centenas de doadores, entre produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento, indústria de alimentos, panificadores e feirantes.
No mês de abril, 192 parceiros de Maceió e do interior realizaram doações para o Mesa Brasil Sesc, mas esta rede de solidariedade pode ficar ainda maior. Diante do agravamento da fome em Alagoas e da redução do volume de doações nos bancos de alimentos do programa, o Sesc lançou a campanha "A FOME É REAL: Seja um doador do Mesa Brasil".
Após o lançamento da campanha, realizado no mês passado, todas as unidades do Sesc Alagoas passaram a funcionar como pontos de arrecadação de doações para o programa. As doações também poderão ser deixadas na Fecomércio, na unidade do Poço do Senac e no banco de alimentos do Mesa Brasil Sesc em Maceió, localizado no bairro da Levada.