A operação Grão Branco foi deflagrada nessa quinta feira pela Polícia Federal e cumpriu 110 mandados judiciais. Foram 38 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão em nove estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
Entre as apreensões estão 10 aviões que seriam usados para o transporte de drogas. Também foram sequestrados os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas. Entre os bens apreendidos estão joias, relógios, dinheiro e munições.
Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram em janeiro de 2019, quando foram apreendidos 495 quilos de cocaína em Nova Lacerda, município de Mato Grosso, próximo à fronteira com a Bolívia.
Na época, o esquema era comandado por um homem já condenado na justiça por tráfico de drogas, mas que estava foragido. Ele cuidava da logística do esquema a partir de uma mansão em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
No ano passado, a polícia boliviana entregou o traficante às autoridades brasileiras, mas familiares e outros integrantes da organização mantiveram a logística funcionando. A droga saía da Bolívia, transportada em aviões e era recebida em pistas clandestinas no Brasil e embarcada em caminhões para a entrega em grandes centros do Brasil.
O nome da Operação, Grão Branco, faz referência ao uso de caminhões de grãos como soja e milho que eram usados para transportar a cocaína.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Cáceres, em Mato Grosso.
Segurança São Paulo 06/05/2021 - 19:31 Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional Polícia Federal Tráfico de Drogas quinta-feira, 6 Maio, 2021 - 19:31 1:34Fonte: Agência Brasil