A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, a operação Background para investigar integrantes de um grupo empresarial de Pernambuco, com atuação em âmbito nacional, que teria desviado mais de R$ 8 bilhões através de práticas de sonegação fiscal e evasão no pagamento de direitos trabalhistas. A operação teve participação também da Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
Foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão nos estados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Pará e Distrito Federal. Nas imagens disponibilizadas da operação, é possível ver a apreensão de joias, obras de arte, iates e lanchas, além de dinheiro vivo.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo empresarial organizou um sofisticado esquema contábil para desviar o patrimônio das empresas do grupo, transferindo os recursos para sócios e laranjas. De acordo com Cleo Mazzotti, coordenador geral de polícia fazendária, os criminosos utilizavam o Refis, o programa de regularização de débitos da receita federal ano a ano, e não pagavam o que era devido à Receita Federal.
Houve esvaziamento patrimonial de algumas empresas de forma criminosa que deixaram centenas de trabalhadores sem receber salários e outros direitos trabalhistas. Um dos objetivos da operação da policia federal seria justamente devolver aos trabalhadores recursos que lhes seriam de direito, e reconhecidos inclusive pela justiça do trabalho, conforme explicou a procuradora do MPT de Pernambuco, Débora Tito.
Os investigados vão responder pela prática de crimes tributários, financeiros, contra a organização do trabalho, pela formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Fonte: Agência Brasil