Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Remover cravos e espinhas em casa pode causar danos na pele

Coordenadora do curso de Estética e Cosméticos da UNINASSAU Maceió explica os riscos

Imagem de destaque da notícia

Cravos e espinhas são considerados visitantes indesejados. Quando surgem na pele, muitas pessoas não pensam duas vezes antes de remover, mesmo sem conhecimento sobre a técnica correta de extração. Especialistas no assunto não recomendam que cravos e espinhas sejam espremidos em casa, pois isso pode causar danos na pele.

De acordo com a coordenadora do curso de Estética e Cosméticos da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Alexsandra Alcantara, é perigoso para a pele retirar cravos e espinhas de qualquer jeito. "Sei o quanto incomoda, no entanto, se a extração não for realizada por um profissional habilitado, pode causar manchas, marcas na pele, além do risco de infecção e de aumentar a inflamação do local", explica.

A acne, seja na forma de cravos ou espinhas, é uma doença de causa multifatorial, em vários graus e precisa de cuidados e tratamento, como qualquer outro tipo de patologia. "O correto é utilizar alguns produtos para a limpeza da pele em casa, a fim de minimizar o aparecimento. Além disso, é indispensável procurar um profissional da saúde que atue nesta área, seja um esteticista, fisioterapeuta, ou outro, para fazer a retirada de forma correta e para orientar sobre os cuidados diários de prevenção e tratamento", pontua Alexsandra.

Para evitar o surgimento de cravos e espinhas, a especialista destaca a importância de realizar o tão falado "skin care", um termo em inglês para se referir aos cuidados com a pele, mais especificamente na rotina diária de limpeza e aplicação de produtos com o objetivo de manter a pele saudável e jovem por mais tempo.

"Essa rotina de cuidados deve acontecer com os produtos corretos para cada tipo de pele, pois a utilização de um produto que não seja o adequado pode piorar o grau de aparições e comprometimento. Por isso, procure um profissional especializado e ele irá te ajudar, indicando os produtos mais adequados, a partir de uma avaliação", orienta Alexsandra Alcantara.

Por fim, a coordenadora do curso de Estética e Cosméticos da UNINASSAU Maceió alerta para a importância do uso de protetor solar. "Deve-se utilizar diariamente, sendo reposto a cada três horas, pelo menos, a depender do produto e tipo de pele. Esse cuidado, além de proteger dos raios solares, ajuda na prevenção das marcas e manchas na pele causadas pelas indesejadas acnes", conclui.

Curso de Estética e Cosméticos

A UNINASSAU Maceió lançou o curso de graduação presencial em Estética e Cosméticos, com duração de três anos e corpo docente formado por mestres e doutores, com atuação na área. Para se inscrever no vestibular ou ter acesso a outras informações, basta acessar o site vestibular.uninassau.edu.br.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis