Era por volta das 22 horas, a equipe realizava fiscalização no km 3 da BR 104, em São José da Laje, quando avistou um veículo Renault Master atravessado na rodovia e em funcionamento, como se estivesse manobrando em direção ao canavial. Neste momento, após perceber a presença da viatura, outro automóvel saiu em alta velocidade de dentro do canavial. O motorista da Toyota Hilux efetuou disparos várias vezes contra a viatura da PRF e iniciou fuga.
Ao abordarem o Renault que estava parado na pista, os policiais se depararam com uma família, composta por pai, mãe e filha, que estavam bem assustados. O motorista alegou ter sido abordado por três indivíduos em uma Hilux. Eles teriam ordenado que o condutor levasse o carro até o canavial. Felizmente a equipe chegou no momento e impediu que a família fosse ferida pelos assaltantes.
As vítimas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil em União dos Palmares para prestar queixa. Mais tarde, a Toyota Hilux foi encontrada abandonada em um canavial não muito longe de onde ocorreu a troca de tiros. Ao analisar os sinais identificadores do veículo, os policiais constataram que se tratava de um carro roubado em 18 de março de 2021, na cidade de União. O carro recuperado também foi encaminhado à Delegacia.