Um novo projeto em análise na Câmara dos Deputados pretende fortalecer o turismo histórico e cultural no Nordeste. O Projeto de Lei 4860/24 propõe a criação da Rota Turística do Cangaço, abrangendo cidades emblemáticas da história de Lampião e seu bando em Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
A rota passaria por Canindé do São Francisco e Poço Redondo (SE), Piranhas e Delmiro Gouveia (AL) e Serra Talhada (PE). O trajeto se iniciaria em Piranhas (AL), cidade onde as cabeças de Lampião e Maria Bonita foram expostas na década de 1930, e terminaria em Serra Talhada (PE), cidade natal do líder cangaceiro.
Além das paisagens históricas, o percurso incluiria o Museu do Cangaço e o Sítio Passagem das Pedras, locais essenciais para a compreensão da cultura do cangaço e da literatura de cordel.
O autor do projeto, deputado Fernando Monteiro (PP-PE), destaca que a iniciativa poderá impulsionar a economia local por meio do turismo: "Contribuirá para dotar as cidades dos instrumentos de fortalecimento do turismo, ao mesmo tempo em que as tornarão conhecidas em todo o Brasil, estimulando a demanda turística por seus atrativos", afirmou.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas Comissões de Turismo e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para votação final.