Mais 18 médicos concluíram o Programa de Residência do Hospital Geral do Estado (HGE), durante cerimônia realizada nesta terça-feira (25), no Maceió Atlantic Suites. Foram cinco em Clínica Médica, quatro em Pediatria, dois em Medicina de Emergência, dois em Medicina Física e Reabilitação, dois em Neurologia, dois em Ortopedia e Traumatologia e um em Cirurgia Geral. Todos, agora, estão aptos a levar seu conhecimento para atuar na saúde pública alagoana.
"Eu agradeço a todos os formandos por terem escolhido o HGE para a sua Residência. Dos médicos que se formam, apenas 30% decidem se especializar, e vocês fazem parte dessa minoria. A Saúde em Alagoas vem evoluindo muito, e a Residência Médica também faz parte dessa evolução. E vocês podem ter certeza de que o Governo do Estado vai continuar investindo", afirmou o secretário executivo de Ações de Saúde, Guilherme Lopes, que representou o secretário Gustavo Pontes de Miranda na solenidade.
Para o diretor-geral do HGE, Fernando Melro, é uma grande satisfação saber que o hospital se aproxima da marca de 100 médicos especializados ao longo de 10 anos. O gestor lembrou que a turma que concluiu a formação é a mesma que ingressou no curso quando ele assumiu a gestão da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas. Também reforçou a importância das pessoas terem a dimensão sobre a importância da Residência Médica para a sociedade.
"Nós, que estamos à frente de um hospital como o HGE, sabemos das dificuldades que é contratar especialistas. Por isso, parabenizo os preceptores pela disponibilidade, pela coragem de querer conduzir a Residência Médica, o que não é fácil, com as atribuições que vocês têm. Eu admiro muito a profissão de vocês, médicos. E sei o quanto é grande o desafio em concluir a Residência em um hospital com tamanha complexidade como o HGE", declarou o diretor-geral.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica, Lorela Chiapetta, lembrou a sua participação no processo de construção do programa no HGE. Ela destacou a atuação de outros médicos neste período, como do cirurgião-geral Amauri Clemente; do reumatologista Thiago Fragoso; da pediatra Ana Carolina Ruela; e da neurologista Patrícia Nunes.
"O sucesso que alcançamos com a qualidade da Residência Médica no HGE ao longo dos anos contou com a contribuição de servidores e alunos. Digo isso, pois, diante do atual cenário de fragilidade que se apresenta o universo da Medicina, com a invasão de outras áreas de atuação por outras profissões, bem como a chegada de novas tecnologias, é imprescindível, cada vez mais, a promoção de Residências de qualidade na formação do médico", enfatizou Lorela Chiapetta.
Sonho realizado
O agora neurologista Túlio Marlus Castro Lucena lembrou, em seu discurso, que desde a infância sonhava em ser médico. Ele expôs que o seu objetivo é cuidar das pessoas, antes de tudo, e que os seus estudos foram voltados ao sistema nervoso e suas complexidades. O novo especialista viu a materialização do sonho com a entrega do certificado.
"Como especialistas, que, agora, possamos ofertar à população tudo o que aprendemos; tudo aquilo que a gente se esforçou, porque, afinal, é tudo para tratar bem as pessoas, para dar o nosso melhor para cada um dos doentes. Que essa nova etapa chegue em nossas vidas com saúde, sucesso, sabedoria, amor e valorização", pontuou Lucena.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Comissão Estadual de Residências Médicas de Alagoas, Fernando Fidelis; da vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas, Edilma Albuquerque; da presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Silvia Mara Gomes; entre outros convidados.