Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

MSC GRANDIOSA

Cruzeiro com surto de norovírus atracou em Maceió na última quarta-feira

Navio tem previsão de retornar à capital na próxima semana; 127 passageiros passaram mal

Cruzeiro com surto de norovírus atracou em Maceió na última quarta-feira. Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Cruzeiro com surto de norovírus atracou em Maceió na última quarta-feira. Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O cruzeiro MSC Grandiosa, que está sendo monitorado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após um surto de norovírus, atracou no Porto de Maceió na quarta-feira da semana passada (22) e tem previsão de retornar à capital na próxima quarta (29).

Na temporada 2024/2025, que encerra em abril, este transatlântico está previsto para visitar a costa alagoana 17 vezes.

Dos 6.293 ocupantes, 127 apresentaram Doença Diarreica Aguda (DDA) e foram isolados. O norovírus é o mesmo agente infeccioso identificado recentemente na Baixada Santista, cidade de onde o navio partiu. Segundo a Anvisa, o vírus é transmitido de pessoa a pessoa e por contato com superfícies contaminadas.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a Anvisa manteve contato com o setor de Vigilância em Saúde de Alagoas na última quinta-feira, porém não relatou nova ocorrência nesse cruzeiro. O órgão nacional garantiu que os casos identificados desembarcaram em Santos e todas as medidas sanitárias foram adotadas.

Em um relato de uma passageira no site Reclame Aqui, os sintomas começaram na chegada em Salvador. "Iniciei meu dia com um mal estar horrível que logo veio acompanhado de vômitos e diarréias, comecei a passar muito mal e fui até a emergência que estava lotada de pessoas com os mesmos sintomas", conta.

Eles aplicaram somente uma injeção para cessar a diarreia e vômito e me deram duas garrafas de água. Minha sogra e minha sobrinha começaram a ter os mesmos sintomas nesse mesmo dia", publicou.

Segundo a cliente, apesar do isolamento a circulação de infectados continuou: "No dia seguinte encontramos com muitas pessoas com os mesmos sintomas e circulando no navio. Vimos comentários de pessoas que estavam na semana anterior, que embarcamos, com os mesmos sintomas".

Em nota a MSC Cruzeiros afirmou estar monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e que os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio foram intensificados. "Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais", afirmou a companhia.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis