Políticos da direita alagoana celebraram a decisão do Governo Federal de revogar, esta semana, o ato de fiscalização do PIX, que visava monitorar dados financeiros dos brasileiros que movimentam a partir de R$ 5 mil por mês. Eles questionaram o presidente Lula (PT) sobre a intenção da fiscalização.
O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) gravou um vídeo e indagou o governo: "Se era tão bom, Lula, por que revogar? Deixe de mentir para o povo brasileiro".
"Chega de perseguição ao cidadão comum. O governo Lula não aguentou a pressão do povo e revogou a medida de monitoramento do Pix. Desde o primeiro momento, me posicionei contra, assinei uma medida legislativa para derrubar essa monstruosidade e também fiz um pedido de informações ao Ministério da Fazenda. A prova de que não prestava é que foi revogada", completou.
Para o também deputado federal Fábio Costa (PP), trata-se de uma vitória do povo brasileiro: "Com esse ato, Lula confessa que estava mal intencionado a cerca das movimentações financeiras dos brasileiros. E olhe que eles falam a todo instante que estavámos praticando fake news".
Já o vereador por Maceió, Leonardo Dias (PL), exaltou o vídeo gravado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), atingindo 300 milhões de visualizações. "Isso só prova o motivo pelo qual o governo quer tanto regulamentar as redes sociais: para calar nossa voz e para que não denunciemos os absurdos do governo Lula", disse.
Justificativa
O que motivou esse recuo, diz o governo, foram fake news que se espalharam sobre o PIX. De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nunca houve intenção de taxar essa modalidade de pagamento. Ele informou que o governo vai soltar uma medida provisória para garantir que não terá imposto sobre o PIX.