Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

TEMPO INTEGRAL

Paulo Dantas entrega nova escola na comunidade indígena Karapotó, em São Sebastião

O investimento, segundo o Governo de Alagoas, foi de R$ 3,6 milhões


Mais uma Escola Indigena e entregue, desta vez na cidade de Sao Sebastiao. Foto: Pei Fon/Agencia Alagoas. Pei Fon / Agência Alagoas

A comunidade indígena Karapotó-Terra Nova, localizada em São Sebastião, interior de Alagoas, recebeu uma nova escola que vai ampliar as ofertas de vagas aos moradores locais. A unidade de ensino foi entregue nesta quinta-feira (2) pelo governador Paulo Dantas.

O investimento, segundo o Governo de Alagoas, foi de R$ 3,6 milhões. A escola, que funcionará em tempo integral, tem capacidade para 400 alunos, cinco salas e uma quadra coberta, com vestiário.

A escola entregue à comunidade Karapotó foi a quinta construída dentro das ações do Escola do Coração. Ao menos 13 comunidades indígenas de Alagoas serão contempladas pelo programa, segundo o governador de Alagoas.

De acordo com Paulo Dantas, o Governo do Estado deve construir mais de 60 unidades de ensino. O número contabiliza aquelas construídas com recursos próprios e outras por meio de convênios entre Estado e municípios.

"Ainda no primeiro semestre de 2025, vamos inaugurar 60 equipamentos na área da educação, sejam escolas, creches Cria ou os campi da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) que, em Arapiraca, está quase concluído", acrescentou Dantas.

Além dessa comunidade, outra que vai receber uma unidade de ensino é a Karapotó-Plak-O com a mesma estrutura, que atende a 400 estudantes. O governador assinou a ordem de serviço para a construção dessa escola.

Demanda Antiga

A construção da escola do povoado Karapotó - Terra Nova atende a uma antiga demanda da comunidade. Até então, as crianças tinham que sair do seu povoado para estudar na zona urbana de São Sebastião.

Agora, terão a sua própria escola e, além de não precisarem mais se deslocar, poderão vivenciar sua cultura e tradições dentro do ambiente escolar.

A cacique Rosigleide Silva (Nena) agradeceu por concretizar um sonho antigo da comunidade Karapotó. "A gente vê hoje a gratidão, a satisfação da comunidade que se sente fortalecida ao receber essa obra, que irá proporcionar o resgate e preservação dos seus costumes e tradições", completou ela.

A nova escola vai oferecer o Ensino Fundamental 1 e 2, com perspectiva de implantação do Ensino Médio. A unidade terá três turnos e, segundo a Secretaria de Educação, todos os funcionários serão da própria comunidade.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!