Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

ARTICULAÇÃO

Partido de Bolsonaro ganha força com entrada de Eudócia Caldas no Senado

Troca pela vaga de Rodrigo Cunha amplia bancada do partido para 14 senadores

Rodrigo Cunha sendo vice de JHC, Eudócia, mãe do prefeito, assume no Senado
Rodrigo Cunha sendo vice de JHC, Eudócia, mãe do prefeito, assume no Senado

A partir de 2025, o Senado Federal terá sua configuração praticamente inalterada, com apenas uma mudança envolvendo Alagoas. O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) se licenciará do mandato para assumir o cargo de vice-prefeito de Maceió. Com isso, sua suplente, Eudócia Caldas (PL-AL), mãe do atual prefeito de Maceió, JHC (PL-AL), assumirá a vaga.

A troca aumentará a bancada do Partido Liberal (PL), ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, de 13 para 14 congressistas, aproximando o partido do PSD, que lidera com 15 senadores. Já o Podemos, com a saída de Cunha, passará a ter seis senadores, caindo para a sexta posição no ranking de maiores bancadas, empatado com o PP.

Os partidos MDB e PT seguem como a terceira e quarta maiores forças no Senado, com 11 e 9 senadores, respectivamente. PSB e Republicanos têm 4 representantes cada, enquanto o PDT possui 3. Na última colocação, aparecem PSDB e Novo, com um senador cada.

O rearranjo partidário, em parte, reflete migrações ocorridas ao longo de 2024. Entre os destaques estão a filiação de Randolfe Rodrigues (AP) ao PT e a ida de Cid Gomes (CE) para o PSB, após romper com seu irmão, Ciro Gomes. Essas movimentações e o tamanho das bancadas são determinantes para o poder de barganha dos partidos na Mesa Diretora e nas comissões do Senado.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis