Como é de praxe ao final das gestões, algumas prefeituras municipais já publicaram, desde a primeira quinzena deste mês, as exonerações de seus servidores comissionados.
No Diário Oficial dos Municípios do dia 24, véspera de Natal, foi publicada a exoneração de todos os funcionários comissionados da Prefeitura de Rio Largo, a partir da próxima segunda-feira, 30 de dezembro.
A Prefeitura de Minador do Negrão também publicou a exoneração dos ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança, assim como a suspensão de gratificações e o encerramento de contratos temporários, com efeito a partir do dia 31 deste mês.
Em Boca da Mata, o decreto com as exonerações - também com efeito a partir do dia 31 - foi publicado no dia 20, juntamente com decreto de recesso administrativo, entre os dias 23 deste mês e 3 de janeiro de 2025.
A Câmara Municipal de Igreja Nova exonerou os comissionados e revogou contratos temporários, a partir do dia 31.
E, ainda na primeira quinzena do mês, outros municípios anteciparam as exonerações de fim de gestão, como foi o caso de São Miguel dos Milagres, que convocou os servidores efetivos para recadastramento funcional e exonerou todos os cargos em comissão, contratados e prestadores de serviços que, "porventura, gerem despesa com pessoal".
Em Porto de Pedras e em Colônia Leopoldina, além da exoneração de quase todos os cargos comissionados, também foram rescindidos os contratos temporários.