A violência em Alagoas nos últimos 25 dias aumentou assustadoramente, com o número de 24 homicídios em apenas 5 dias apenas na Grande Maceió.
A cidade de Rio Largo, que faz parte da Grande Maceió, vem se destacando como a mais violenta. Por lá, os populares vivem em clima de terror e já comenta-se nos bastidores a necessidade de uma mudança na Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Isso deve acontecer a qualquer momento, uma vez que o atual secretário demonstra cansaço diante do cargo que exerce.
Fala-se até em uma crise na pasta, pois delegados e coronéis entendem que o atual secretário não conseguiu integrar e unir bem as polícias. Nomes como o do coronel Paulo Amorim, delegado Gustavo Xavier e delegado Eduardo Melro são os mais cotados para substituir o delegado Flávio.
No entanto, um nome que vem ganhando a confiança de vários Alagoanos e principalmente dos empresários que movem a economia alagoana é o do coronel da reserva Rocha Lima, tido como um oficial linha dura e que é temido pelos bandidos.
Ele é visto como um sinônimo de mão pesada quando o assunto é o combate à criminalidade em Alagoas.
Em entrevista ao podcast Na Mira do Monge, o coronel deu uma aula de policiamento e bateu recorde de visualizações durante a exibição da entrevista.
Por onde passou, comandando vários batalhões, Rocha Lima conseguiu levar tranquilidade às comunidades e conquistou a confiança de parte da sociedade.
Agora é esperar a decisão do chefe maior do estado, o governador Paulo Dantas, que deverá fazer mudanças na segurança pública já em janeiro de 2025, segundo comentários.