Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Jornal da Manhã

Saúde alerta que 1,5 milhão de pessoas não tomaram 2ª dose da vacina

Imagem de destaque da notícia

Ao menos 1,5 milhão de pessoas não voltaram aos postos de imunização para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que apenas a primeira aplicação não garante imunidade. Para ter a maior proteção possível, a orientação é que mesmo fora do prazo é preciso tomar a segunda dose. No caso da CoronaVac, a recomendação é que a segunda dose seja aplicada 28 dias após a primeira, enquanto para imunizados com a vacina de Oxford o período entre as aplicações é de três meses. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a ressaltar a importância da vacinação. “Se eles não tomarem tempestivamente, eles não serão adequadamente imunizados. A cada lote que é distribuído, o PNI emite uma nota técnica. Por exemplo, quando é necessário guardar [vacina] da segunda dose, essa recomendação é feita.”

O objetivo do ministério da Saúde é tentar entender as causas do atraso para a segunda aplicação. Entre as hipóteses levantadas pelos Estados estão, por exemplo, casos de idosos que moram sozinhos e esqueceram do prazo, problemas de locomoção e dependência de terceiros. Com base nisso, a ideia é discutir o assunto de forma mais aprofundada. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem a capacidade de aplicar 2,4 milhões de vacinas por dia. O ministro da Saúde, no entanto, admite que não há como prever quando será possível atingir essa velocidade de vacinação.

Marcelo Queiroga também anunciou a intenção de fazer uma espécie de protocolo sanitário contra a Covid-19 em transportes públicos. A ideia é apresentar um manual orientando população e gestores. Em tom de reclamação, ele afirmou ainda que a pasta da Saúde virou um grande almoxarifado onde prefeitos e governadores pedem remédios, oxigênio, kits de intubação, habilitação de leitos e a instalação de hospitais de campanha. Por último, o ministro garantiu ainda que não está preocupado com o orçamento. Ele explicou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, já garantiu que não faltarão recursos, seja para ações, seja para vacinas.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis