Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave. Cerca de 3 em cada 4 queimadas nesse período ocorreram em um desses três Estados que abrigam parte da floresta amazônica, o bioma mais castigado nesses dois dias. Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Líder desse ranking, Mato Grosso já conta com 2,7 mil focos de incêndio. Apenas no sábado (7), o Corpo de Bombeiros Militar registrou o combate a 43 incêndios florestais, com o trabalho de mais de 200 bombeiros, quatro aviões, além de viaturas, caminhões pipa e barcos. As chamas têm atingido áreas como o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e o Pantanal mato-grossense.
O Batalhão de Emergências Ambientais do Mato Grosso tem monitorado, com satélites, diversos incêndios, inclusive em Terras Indígenas, mas o Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização dos órgãos federais.
Muitos dos incêndios têm sido criminosos. Os governos estaduais têm tentado encontrar os responsáveis. Em Goiás, por exemplo, foram feitas três prisões em flagrante no sábado. Uma delas, é de um reincidente que foi flagrado ateando fogo em um terreno baldio.
Agência Brasil