Um inseto tão pequeno, e ainda assim tão importante para o meio ambiente, as abelhas são responsáveis não apenas pela produção de mel. Cabe a elas uma missão fundamental, que é a polinização de diversas plantas, primordial à preservação da natureza.
E, para destacar a importância das abelhas, o Museu do Mel, em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, oferece uma experiência pioneira no país, que são as visitas guiadas pelo mundo destes animais.
A iniciativa que já completa duas décadas é organizada pelo apiário Amigos da Terra, e tem como objetivo educar o público sobre tudo que envolve as abelhas, desde como é feito o mel até a organização social entre elas.
A exposição conta com vídeos e outros recursos visuais para falar sobre a tradição da apicultura no Brasil. E conduz o visitante a uma viagem, em que é apresentado aos benefícios do mel para a saúde, como explica o apicultor e idealizador do Museu, Luis Moraes.
O museu funciona de quarta-feira a sábado, entre 9h e 16h. Aos domingos e feriados, abre uma hora mais tarde, às 10h da manhã. Para mais informações, acessar o site: www.amigosdaterra.com.br.
Agência Brasil