Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alagoas

MDB precisa do número mínimo de votos para eleger quatro prefeitos em Alagoas

Candidaturas únicas em Branquinha, Mar Vermelho, Jaramataia e Cacimbinhas precisam cumprir apenas as regras da legislação eleitoral para vencer "disputa" eleitoral


Brasília - O senador Renan Calheiros durante reunião de líderes partidários. ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Movimento Democrático Brasileiro em Alagoas (MDB-AL) está a caminho de eleger quatro candidatos a prefeito em diferentes municípios do estado, todos com candidaturas únicas. Com base nos dados da plataforma Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos do MDB-AL podem assegurar a vitória em seus respectivos municípios apenas com o número mínimo de votos exigidos.

Em Branquinha, Neno Freitas concorre à reeleição, enquanto em Cacimbinhas, Wladimir Wanderley, primo do atual prefeito Hugo Wanderley, é o candidato. Em Jaramataia, Ricardo Paranhos busca a reeleição sem oposição, com o apoio do PSD. Já em Mar Vermelho, o empresário André Almeida, também em busca de reeleição, é o único candidato à prefeitura pelo MDB.

Segundo explica o secretário jurídico do TRE de Mato Grosso do Sul, Hardy Waldschmid, a legislação eleitoral estabelece que estarão eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, não computados os votos em branco e os votos nulos, os candidatos que obtiverem a maioria simples de votos, nos municípios de até duzentos mil eleitores e maioria absoluta de votos, nos municípios com mais de duzentos mil eleitores".

Ou seja, como os municípios com candidatos únicos em Alagoas não possuem mais de 200 mil habitantes, estarão eleitos os candidatos que obtiverem a maioria simples dos votantes: 50%+1.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!