Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

JHC cumpriu totalmente 55% das promessas feitas, aponta levantamento

Imagem de destaque da notícia

Faltando menos de seis meses para o fim do primeiro mandato, o prefeito de Maceió, JHC (PL), cumpriu totalmente 18 das 33 promessas de campanha feitas em 2020, o que dá aproximadamente 55% do plano de governo elaborado à época.

Outras sete promessas foram parcialmente cumpridas ou estão em andamento, enquanto oito não foram atingidas pelo prefeito que busca a reeleição em outubro. Os dados são monitorados em todas as capitais do país, pela área de política do g1 nacional, do Grupo Globo.

Na área administrativa, JHC havia prometido criar o Fórum Permanente de Diálogo com Servidores, e assim o fez, em outubro de 2021. Na segurança, porém, não criou uma central para realizar o monitoramento do patrimônio público. Até agora, não há data para tal serviço operar.

No âmbito social, criou o programa "Brota na Grota", e havia estipulado construir quatro Centros de Referência da Assistência Social (Cras), tendo concluído três: Riacho Doce, São Jorge, Pitanguinha, mas ficando devendo o da Cidade Universitária.

Outro ponto faltante é a do Fundo de Amparo ao Morador (FAM), destinado às vítimas da Braskem, que até então, não recebeu nada de recursos, mesmo com a prefeitura tendo em cofre mais de R$ 1 bilhão da indenização da Braskem. Tal ausência de repasse gerou ação judicial por parte da Defensoria Pública.

Na economia, JHC conseguiu implantar o programa de Recuperação de Empregos e da Economia Pós-Pandemia e desenvolver o Banco da Mulher Empreendedora. Enquanto na habitação, está discutindo sobre o programa Legal Para Viver, o Moradia Legal, e não fez o programa Nossa Comunidade.

No âmbito da infraestrutura, JHC colocou melhorias no Mercado da Produção, mas sem fazer a reforma prometida, bem como não criou o Departamento de Obras Inacabadas. Por outro lado, implantou o wi-fi nas grotas da capital.

Na gestão do meio ambiente, expandiu a coleta de lixo pela cidade, e instalou os "PEVs", que são pontos de entrega voluntária para o descarte consciente de resíduos. Também criou o Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal, mas sem fazer o código municipal prometido.

O primeiro mandato de JHC também ficou devendo nas duas promessas sobre o turismo, pois não criou o Polo de Turismo de Base Comunitária na Orla Lagunar, nem praças de higienização e sanitização. Ademais, na cultura, não idealizou o Festival de Cinema Internacional de Maceió.

Na mobilidade urbana, porém, quase chegou a 100% de êxito, com ampliação do número de linhas de ônibus com serviço noturno e conclusão da Avenida Ecovia Norte. Foi prometido baixar o preço da passagem dos coletivos em até 30%. A porcentagem ficou pouco abaixo de 10%, e, hoje, está em 5%.

Saúde e Educação

Na gestão da saúde, construiu um complexo de diagnóstico de imagem, e o programa "Aqui tem remédio". Todavia, não fez as clínicas especializadas para mulheres. Parcialmente, foi feito o programa "Corujão da Saúde", mas o objetivo de zerar filas de exames e consultas não logrou êxito.

Já na educação, JHC fez os programas Lugar de Família é na Escola e De Volta à Escola, assim como criou os núcleos de Cultura Urbana e Digital das Periferias e de Referência e Valorização da Cultura Afroalagoana.

Além disso, fundou a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, fez o protocolo para retomada integral das aulas na rede municipal e, mais recente, a construção de creches pelo Gigantinhos. Contudo, ficou devendo o Escritório de Projetos e Coworking de Economia Criativa de Jaraguá.

Todos os dados e justificativas podem ser consultados a seguir: https://g1.globo.com/politica/promessas-dos-politicos/home/

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis