Feita recentemente, uma pesquisa espontânea com todos os postulantes à Câmara de Vereadores mostra que o PT pode brigar pela segunda vaga para vereador.
A leitura é que a federação partidária PT/PCdoB/PV elegerá dois. A vereadora Teca Nelma (PT) deve ser a mais votada. Silvio Camelo Filho (PV) está bem situado.
Mas os pré-candidatos do PT Marcelo Nascimento, o vereador Dr. Valmir, Elida Miranda, Judson Cabral e Pastor Wellington parecem - hoje - capazes de disputar a segunda vaga.
Esse entendimento também motivou o PT a optar por candidatura própria a prefeito, porque ajuda na conquista do voto de legenda.
Entre os nomes citados, o de Marcelo Nascimento é tido como aposta porque deverá ter o apoio de movimentos sociais - de onde surgiu, e é ligado a lideres do PT local e nacional.
Nos cálculos de especialistas, pouco mais de 15 mil votos elegem um vereador. A segunda vaga é conquistada com cerca de 25 mil votos. Esses cálculos são para o voto de legenda.
E "Voto de legenda é o voto no partido político. O eleitor não vota em um candidato próprio, mas no partido que o eleitor compartilha as mesmas ideias."