Chuvas no RS: nível do Guaíba sobe e pode bater novo recorde

Porto Alegre registrou, nesta terça-feira (14), a menor temperatura do ano, 10°C.

Chuvas no RS: nível do Guaíba sobe e pode bater novo recorde

Porto Alegre registrou, nesta terça-feira (14), a menor temperatura do ano, 10°C.

O nível do Guaíba continua preocupando. O rio pode bater novo recorde, chegando a 5,40 metros nas próximas horas.

Pela manhã, o registro foi de 5,21 metros. Ventos fortes provocaram ondas no Guaíba. O estado é de alerta.

E subiu para 148 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul.

As chuvas já afetaram mais de 2,1 milhões pessoas em 90% dos municípios. Mais de 538 mil estão desalojadas e quase 77 mil em abrigos. Pouco mais de 76 mil pessoas foram resgatadas e 11 mil animais salvos das enchentes. Ainda estão desaparecidos 124 moradores.

Para ajudar os trabalhadores gaúchos, o governo liberou o saque do FGTS por calamidade para mais seis municípios, caso de São Leopoldo e Lajeado. A solicitação pode ser feita pelo Aplicativo do FGTS ou nas agências da Caixa. Essa medida vai permitir que moradores de 28 municípios do Rio Grande do Sul saquem até R$ 6 mil de suas contas do fundo.

Já na saúde, a venda do álcool líquido 70% foi liberada temporariamente no Rio Grande do Sul. A Anvisa autorizou o comércio, até o fim de agosto, por causa das enchentes. O produto é um aliado no combate às bactérias e eficaz na desinfecção, podendo ser usado na limpeza e na higienização das mãos.

© Gilvan Rocha/Agência Brasil

Geral Brasília Nível do Guaíba sobe 41 centímetros em apenas 24 horas Guaíba volta a 5 metros e nova cheia deve aumentar área de alagamento Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia 14/05/2024 - 14:43 Roberta Lopes / Liliane Farias Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional chuvas Rio Grande do Sul Guaíba terça-feira, 14 Maio, 2024 - 14:43 105:00