Ministro Mauro Vieira rebate críticas de ministro israelense a Lula

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, que as manifestações do chanceler do governo de Israel são inaceitáveis e mentirosas.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, que as manifestações do chanceler do governo de Israel são inaceitáveis e mentirosas.

Segundo Vieira, uma Chancelaria dirigir-se dessa forma a um chefe de Estado de um país amigo é algo insólito e revoltante. E que o chanceler israelense recorre sistematicamente à distorção de declarações e que não é aceitável que uma autoridade governamental aja dessa forma. O ministro afirmou que essa é uma vergonhosa página da história da diplomacia de Israel.

Vieira deu as declarações quando saía da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, onde vai acontecer nesta quarta e na quinta-feira a reunião de chanceleres do G20.

O ministro afirmou que está seguro de que a atitude do governo de Benjamin Netanyahu e sua antidiplomacia não refletem o sentimento da população de Israel.

Vieira disse também que o governo israelense tenta com isso impor uma cortina de fumaça que encubra o real problema do massacre em curso em Gaza, onde 30 mil civis palestinos já morreram.

O ministro ainda informou que o embaixador de Israel em Brasília e o governo de Netanyahu foram informados de que o Brasil reagirá com diplomacia, mas com firmeza a qualquer ataque que receber.

A reação de Mauro Vieira vem depois que o chanceler Israel Katz declarou o presidente Lula como persona no grata após ele ter comparado as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da 2ª Guerra Mundial. O chanceler voltou a reforçar suas declarações contra o Brasil nesta terça, afirmando que Lula continuará como persona no grata até que se retrate.

Política Vieira deu as declarações quando saía da Marina da Glória, no Rio Rio de Janeiro 20/02/2024 - 23:57 Roberto Piza / Pedro Lacerda Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional brasil Israel ministro das Relações Exteriores chanceler israelense terça-feira, 20 Fevereiro, 2024 - 23:57 1:50