Estado

Imagens de drones feitas neste sábado mostram aumento de rachaduras na mina 18; veja comparativo

Por Tnh1 em 02/12/2023 às 14:22:53

Charles Northrup/TV Pajuçara

Novas imagens feitas pelo drone TV Pajuçara, neste sábado (2), na região onde fica localizada a mina 18, da Brakem, no Mutange, mostram que houve um aumento significativo nas rachaduras sobre a superfície da mina. O registro (veja mais abaixo), feito por volta das 8h30 da manhã de hoje, ainda mostra um novo avanço da Lagoa Mundaú sobre uma via que dá acesso ao posto de mineração desativado pela Braskem.

Nessa sexta-feira (1º), o drone da TV Pajuçara já havia capturado novos detalhes da superfície da mina 18. As imagens, feitas às 16h30 da tarde de ontem, já mostravam o começo do avanço da Lagoa Mundaú sobre a superfície. A diferença do registro entre os vídeos de ontem e deste sábado é de aproximadamente 16 horas.


Veja, abaixo, o comparativo das duas imagens.

Imagem feita na tarde dessa sexta-feira (à esquerda). Imagem feita na manhã deste sábado (à direita). Foto: Charles Northrup -TV Pajuçara.

Um voo panorâmico (veja abaixo) feito pelo drone da TV Pajuçaramostra todo o entorno da mina 18. As imagens também foram feitas na manhã de hoje.


Novo tremor é registrado - Um novo boletim de monitoramento da mina 18 da Braskem, no Mutange, aponta que houve um novo tremor com magnitude de 0,89 a cerca de 300 metros de profundidade na madrugada deste sábado (02). Além disso, foi registrada diminuição no ritmo do afundamento do local nas últimas 24h. A informação foi divulgada, na manhã de hoje, pela Defesa Civil de Maceió.

De acordo com o órgão, o boletim atualizado aponta uma velocidade média de 0,7cm por hora, enquanto o boletim anterior mostrava deslocamento de 1cm por hora. Com isso, agora o afundamento acumulado é de 1,56 cm, com um movimento de 13 cm nas últimas 24h.


Comunicar erro
Estado 02

Comentários