Treinamento prático mostrou como se deve agir no momento de prestar os primeiros socorros
Profissionais da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) capacitaram policiais da Cavalaria da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) sobre técnicas de primeiros socorros. O treinamento ocorreu na sede da instituição, na rua Prefeito Joatas Malta Alencar, no bairro Bebedouro, na capital alagoana.
Desde o início do ano o Samu tem realizado capacitações periódicas sobre os primeiros socorros para diversas instituições. Entre os contemplados estão funcionários de creches, técnicos de hospitais, policiais, entre outros trabalhadores.
O objetivo é assegurar que, em caso de necessidade, sejam realizadas as manobras de primeiros socorros até a chegada dos socorristas do Samu. Esta medida evita e reduz possíveis sequelas para a pessoa que está necessitando de assistência. O curso teve como instrutores o enfermeiro Heubert Guimarães e a técnica de enfermagem Katianne Kelly Alves.
"Os policiais são nossos parceiros nas ocorrências, seja do Corpo Bombeiros, seja da Polícia Militar, e agora, fizemos uma parceria com os policiais da Cavalaria. A capacitação é importante para a população e isso está sendo feito por etapas", destacou o coordenador do Samu Maceió, o médico Jhonat Silva.
Aulas Práticas e Teóricas
Foto: Carla Cleto
Além de aulas teóricas, os participantes tiveram também aulas práticas sobre diversos temas, dentre eles, controle de sangramentos e curativos simples de urgência, queimaduras, convulsões e quedas da própria altura. Também foram detalhados procedimentos para serem utilizados durante o engasgo em bebês e crianças, choques elétricos, e informações sobre os conceitos fundamentais de ressuscitação cardiopulmonar em bebês e crianças.
Para o capitão Diego Vieira, que representou o comandante da corporação, tenente-coronel Nascimento, o curso foi excelente. "Durante o nosso serviço, lidamos com os animais que adestramos, e já aconteceu de o adestrador sofrer uma queda e não sabíamos como proceder; agora será diferente, porque estamos preparados para colocarmos em prática todo o conhecimento adquirido", salientou.
A cabo da PM/AL, Rúbia Santos, ressaltou que o curso foi de extrema importância para os militares. "Saber como proceder, quando alguém está engasgado por algum objeto, seja criança ou adulto, e também sobre uma parada cardíaca, foi muito importante", pontuou.