Governo 01

Novas vias no Vera Arruda podem reduzir pela metade tempo de viagens de ônibus, diz SMTT

Por Tnh1 em 23/03/2023 às 10:24:34

Theo Chaves/TNH1

A possível abertura do Corredor Vera Arruda, no bairro Jatiúca, segue repercutindo em Maceió, sobretudo entre moradores da parte baixa da cidade que, se dividem em relação a intervenção. Nesta quinta-feira (23), a Superintendência de Trânsito e Transportes de Maceió (SMTT) convocou uma entrevista coletiva para falar sobre a possível intervenção e sobre o plano do órgão municipal para a mobilidade da região.

A apresentação contou com as presenças do superintendente de Trânsito e Transportes de Maceió, André Costa, do secretário de Comunicação de Maceió, Lininho Novaes, e dos diretores de Transportes Glauco Oliveira, e de Obras, Luciano Martins.

Logo de início, a SMTT destacou que a abertura para novas vias para o fluxo de veículos vai possibilitar uma redução de 52% a 54% no tempo de viagem em importantes linhas de ônibus. "A redução é de 14 minutos, em média. A gente também vai conseguir ofertar três viagens a mais. Teremos uma qualidade melhor do transporte, já que os ônibus vão andar um pouco mais vazios", explicou Glauco Oliveira.

(Crédito: Eberth Lins/TNH1)
Proposta mostra que vias serão fechadas aos finais de semana e feriados - A proposta da SMTT também apresentou que a travessia de veículos no Vera Arruda deve acontecer somente em dias úteis e em horários de pico, sendo proibida aos sábados, domingos, feriados e diariamente, das 19h às 7h.

"As pessoas que utilizam vão continuar utilizando. Estamos falando de uma intervenção de menos de 1%. Mais de 90% da população utiliza o corredor nesse horário noturno e esse horário vai estar fechado, como está hoje", assegurou André Costa.

O superintendente reforçou que ainda não sabe se o fluxo será em mão única ou dupla, se a acaso o corredor for aberto para veículos. "Tecnicamente vimos que funciona das duas formas, mas isso é uma discussão que vamos ter com os moradores dessas ruas".

Para André Costa, "o debate que as pessoas têm conduzido [sobre a possível intervenção no corredor] tem sido bastante equivocado". "Na verdade, os interesses colocados em jogo são dois: da mobilidade ativa, de quem quer usar o espaço para caminhar, e do outro lado a mobilidade urbana, sobretudo para a maior parte da população que utiliza o transporte coletivo", frisou ao destacar que ação pretende desafogar o trânsito na região.

"Uma das ações é reduzir o tempo de viagem para quem faz uso de transporte público. Fazer com que fiquem menos tempo dentro desses veículos", continuou.

O superintendente ainda anunciou para os próximos dias a restrição de estacionamento em algumas ruas da cidade, a exemplo da Avenida Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, em horários específicos, de 8h às 19h, sendo liberada normalmente aos finais de semana e feriados. "Para ter uma circulação melhor de veículos, especialmente na parte baixa"

SMTT diz que intervenção "mexe" com 1% do Vera Arruda - O superintendente André Costa destacou que a intervenção no Corredor Vera Arruda ainda está no campo de proposta e que "é apenas uma entre muitas ações a serem realizadas para melhorar a mobilidade urbana na capital". Ele explicou que a intervenção seria em quatro ruas, das 13 que fazem parte do corredor.

Conforme citou mais acima, André Costa disse que a mudança vai interferir em 1% do espaço do Corredor Vera Arruda. "Faz parte de um contexto maior. A população tem sofrido, passado muito tempo no trânsito e é preciso ações, baseadas em experiência exitosas, para promover essas melhorias [...] Ninguém vai quebrar ou destruir o Vera Arruda. É uma intervenção muito pequena que vai ajudar muito na vida de muita gente", disse.

Comunicar erro

Comentários