Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Morre economista Charles Mueller, ex-presidente do IBGE

Imagem de destaque da notícia
O enterro aconteceu nesta quarta-feira (1º) no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília; ele tinha 88 anos O economista Charles Curt Mueller, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), morreu aos 88 anos. A causa da morte não foi revelada. O enterro aconteceu nesta quarta-feira (1º) no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Professor emérito do Departamento de Economia (ECO) da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (Face) da Universidade de Brasília (UnB), Mueller atuava na UnB desde 1972. Em 1990, assumiu uma cadeira de professor efetivo do quadro da universidade. Depois de aposentar-se, em 2004, o pesquisador recebeu o título de professor emérito em 2007.

Mueller nasceu em 15 de novembro de 1934 em Curitiba (PR). Graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1959. Tornou-se mestre e doutor pela Vanderbilt University, nos EUA, em 1971 e 1974, respectivamente. Em seguida, conquistou dois pós-doutorados — Economia Agrária pela University of Manchester, na Inglaterra; e Economia dos Recursos Naturais pela University of Illinois (EUA).

Ele presidiu o IBGE entre 1988 e 1990. O professor também esteve à frente da gestão do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) de Brasília, entre 1996 e 1998.

Foi ainda secretário adjunto da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e, no IBGE, foi diretor de Agropecuária, Recursos Naturais e Geografia e coordenador de Projetos Especiais (1987-1988), antes de tornar-se presidente da entidade.

Em 2007, Mueller publicou o livro "Os economistas e as relações entre o sistema econômico e o meio ambiente", pela Editora UnB. A obra foi uma das primeiras a tratar do tema no Brasil. No volume, ele discute suas principais hipóteses ambientais e as consequências provocadas pela economia no ecossistema.

Em nota, a reitoria da UnB lamenta a morte do professor. “O Brasil perdeu um grande nome da academia. O professor Mueller era uma pessoa incrível, generosa e muito respeitada. Um pioneiro na área de Economia Ambiental do país”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis