Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Aurélien Tchouaméni

Substituto de CR7, rei dos desarmes e "Neymar de Gana": confira as revelações da Copa do Mundo

Imagem de destaque da notícia

A Copa do Mundo é uma grande vitrine para clubes de todo o mundo "garimparem" jovens promessas para seus elencos, ainda mais nessa edição que dividiu a temporada. No Catar não foi diferente. Nomes em ascensão no futebol europeu, sul-americano e africano mostraram seu talento na Copa e, mesmo que muitos tenham ficado pelo caminho na competição, o futuro é promissor. Se você ainda não conhece algum desses nomes citados abaixo, é bom ficar de olho para 2023. Quem sabe eles não aparecem no seu time? Vamos à lista dos destaques sub-25:

Enzo Fernández (Argentina)

Campeão mundial com a Argentina e eleito o melhor jogador jovem da competição, Enzo Fernández deve ser um dos mais cobiçados na próxima janela. O meio-campista de 21 anos surgiu para o futebol no River Plate de Gallardo e hoje está no Benfica. Há rumores de uma possível transferência para o futebol inglês. Na partida decisiva contra a França, Enzo foi o jogador com mais toques na bola (118), mais passes bem sucedidos (77) e mais duelos ganhos (11), segundo levantamento da OptaJoe. Concluiu 10 desarmes, mais do que qualquer outro jogador desde 2006, quando Gennaro Gattuso completou 15 desarmes em França x Itália. Enzo marcou um gol e deu uma assistência no torneio.

Julián Álvarez (Argentina)

Outra cria do River Plate, Julián Álvarez foi determinante no ataque da Albiceleste durante o Mundial. Aos 22 anos, o atacante participou de todos os sete jogos da Argentina e marcou quatro gols, sendo dois na semifinal contra a Croácia. Julián é atleta do Manchester City e um dos queridinhos de Pep Guardiola. Deve ganhar mais espaço na equipe após o título, mesmo disputando posição com Haaland. Nesta temporada ele participou de 12 partidas e marcou três gols.

Aurélien Tchouaméni (França)

Um dos principais nomes dos vice-campeões, ao lado de Mbappé e Griezmann, Tchouaméni não é bem um desconhecido. Aos 22 anos, o meio-campista é atleta do Real Madrid e nesta temporada já disputou 17 partidas. Ele não marcou gols, mas deu duas assistências. Nas últimas três temporadas esteve no Mônaco, da França, onde se destacou em 2021/22 com 50 jogos, cinco gols e duas assistências. No Catar, Tchouméni participou de todos os jogos da França e marcou um gol na semifinal contra a Inglaterra.

Jude Bellingham (Inglaterra)

Destaque da Inglaterra na Copa, Jude Bellingham não deve permanecer no Borussia Dortmund na próxima temporada. Único do elenco a atuar fora do país, o meio-campista de 19 anos foi responsável pelo bom desempenho do setor dos Three Lions mesmo com pouca idade, e correspondeu. Foram cinco jogos, um gol e uma assistência. Jude terá apenas 23 anos na Copa de 2026 e certamente chegará com mais bagagem para um possível bicampeonato inglês.

Bukayo Saka (Inglaterra)

Ao lado de Bellingham, Saka também é um dos grandes nomes da atual geração inglesa. O meia de 21 anos surgiu para o futebol no Arsenal e esteve com a Inglaterra no vice-campeonato da Eurocopa ano passado. Ele errou uma das cobranças de pênalti que deu o título para a Itália e foi muito criticado, sofrendo até racismo. Mas no Catar mostrou o porquê é uma das apostas de Southgate. Foram três gols em quatro jogos. Nos Gunners são 21 jogos, sete gols e seis assistências na temporada.

Cody Gakpo (Holanda)

O grande nome da Holanda foi Cody Gakpo. Autor de três gols em cinco jogos, o atacante de 23 anos está no PSV Eindhoven, mas não deve ficar no clube. Gakpo não era muito conhecido pelo público que assiste a Copa. Porém, é um nome de destaque no PSV. Nesta temporada foram 23 jogos, 12 gols e 14 assistências entre Campeonato Holandês, Liga Europa e Liga dos Campeões. Ele estreou na seleção holandesa na Eurocopa 2020, no jogo contra a Macedônia do Norte. Em 2021/22 foi eleito o melhor jogador holandês do ano e em setembro e outubro deste ano venceu o prêmio de jogador do mês na Eredivisie.

Gonçalo Ramos (Portugal)

Gonçalo Ramos chamou a atenção do mundo ao substituir Cristiano Ronaldo contra a Suíça, nas oitavas de final, e marcar três gols e dar uma assistência. Neste jogo, o jovem de 21 anos superou CR7 como jogador mais jovem a marcar por Portugal em Copas e o mais jovem português a balançar as redes em fases finais do Mundial desde Eusébio, lenda de Portugal, em 1966. Detalhe é que ele estreou na seleção justamente na Copa. Gonçalo é destaque do Benfica, ao lado de Enzo Fernández, e o atual artilheiro do Campeonato Português com nove gols em 11 jogos.

Rafael Leão (Portugal)

Um nome mais conhecido do elenco de Portugal entre os jovens é Rafael Leão. O atacante de 23 anos defende o Milan e já vem chamando a atenção do mundo da bola desde sua estreia no profissional, em 2019. Pelo clube foram 19 jogos na temporada com sete gols e quatro assistências. Um dos gols foi marcado na Liga dos Campeões. No Catar foram dois gols em cinco partidas. Rafael é alvo no Real Madrid e no Chelsea.

Mohammed Kudus (Gana)

Kudus viralizou na véspera da Copa ao dizer em entrevista que Neymar “não era melhor do que ele” e que os dois eram parecidos em seu estilo. Após a repercussão, o meia negou ter dito a frase e revelou que o brasileiro é sua inspiração como atleta. Sendo verdade ou não, Mohammed Kudus é um dos destaques desse Mundial pela seleção de Gana. Ele é cobiçado por times ingleses há meses. O jogador de 22 anos defende o Ajax, da Holanda, e marcou dois gols em três jogos no Catar. Na temporada são 20 partidas e nove gols, quatro deles na Liga dos Campeões.

Azzedine Ounahi (Marrocos)

Uma das grandes revelações da Copa é Ounahi, o meio campista do Marrocos que ajudou a seleção a chegar nas semifinais. Azzedine tem 22 anos e defende o Angers, da França. Esteve em todos os jogos do Mundial, não marcou gols, mas sua atuação foi fundamental para a dinâmica do jogo marroquino. Toda sua carreira foi construída na França iniciando no Strabourg em 2018, passando pelo Avranches e chegando ao Angers em 2021. Ele estreou na seleção de Marrocos no ano passado e já fez 15 jogos em dois gols. Ounahi tem sido cobiçado por diversos clubes.

Yunus Musah (Estados Unidos)

Aos 20 anos, Yunus Musah não foi muito longe com os Estados Unidos, mas chamou a atenção por sua movimentação e passe. O meio campista é destaque do Valencia, da Espanha. No Catar foram quatro jogos e nenhum gol. Seu forte não é a rede, mas a cadência. Em La Liga participou de 11 partidas na temporada e deu duas assistências.

Josko Gvardiol (Croácia)

Visto por muitos como o melhor zagueiro da Copa, Josko Gvardiol ficará marcado pelo drible desconcertante que levou de Lionel Messi na semifinal, mas fez um bom Mundial. O jogador de 20 anos atua no RB Leipzig e é disputado por Chelsea e Real Madrid. Mesmo sendo um homem de defesa, Gvardiol marcou um gol na Copa em sete jogos. Pelo Leipzig ele também balançou as redes na Liga dos Campeões. Ele deve deixar a equipe alemã na próxima janela.

Jamal Musiala (Alemanha)

Talvez um dos mais conhecidos e "rodados" da lista é Jamal Musiala, também um dos mais jovens. O alemão de 19 anos é atleta do Bayern de Munique e, considerando o poderio do time alemão, deve se manter por lá. Apesar da eliminação precoce da Nationalelf, Jamal se destacou e em três jogos deu uma assistência. Foi o melhor em campo contra a Costa Rica. No Bayern estreou em 2019 e nessa temporada já são doze gols em 22 jogos. É provável que Musiala esteja no elenco da Alemanha para o Mundial de 2026.

Facundo Pellistri (Uruguai)

Fechando a lista, Pellistri foi a grande revelação do Uruguai na Copa. A Celeste fez uma participação muito abaixo do esperado, mas o meio-campista de 20 anos soube aproveitar a chance que teve. Mesmo sem ter estreado no time principal do Manchester United, Pellistri foi titular no Uruguai, mas não marcou gols. Sua atuação no Catar deve colocá-lo em evidência para o técnico Erik ten Hag.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis